O Aperol Spritz é um drink refrescante, que combina o aperitivo Aperol com o espumante Prosecco.

Descubra, nesse artigo da DiVinho, como preparar o Aperol Spritz e surpreenda seus amigos com esse delicioso drink! 

Qual é a Origem do Aperol Spritz?

Antes de falar do Aperol Spritz, precisamos, primeiro, abordar o Aperol, o aperitivo italiano que lhe dá origem.

O Aperol foi lançado em 1919, pelos irmãos Luigi e Silvio Barbieri, na cidade de Pádua, na Itália. Hoje, o aperitivo é comercializado pelo Grupo Campari. 

Composto por um mistura de laranja-azeda, genciana, ruibarbo e quinquina, o Aperol caracteriza-se pela sua coloração laranja vibrante, contando com 11% de teor alcoólico.

A receita original do Aperol Spritz surgiu apenas durante os anos cinquenta, combinando uma parte de água com gás, para duas partes de Aperol, e três partes do espumante Prosecco, com rodelas de laranja para decorar.

Após aparecer em um comercial de televisão da época, o Aperol Spritz explodiu em popularidade, tornando-se o drink ideal para bebericar durante os dias quentes da primavera e do verão.

Uma característica que diferencia o Aperol Spritz de outros drinks similares é a sua coloração alaranjada vibrante, que convida à diversão e ao deleite.

Você encontra o Aperol Spritz nos melhores bares e restaurantes, outra opção é prepará-lo em casa e é isso que ensinaremos a seguir.

Aperol Spritz
Aperol Spritz

Como preparar o Aperol Spritz?

Ingredientes

  • 50 ml de água com gás
  • 100 ml de Aperol
  • 150 ml de Prosecco
  • cubos de gelo
  • rodelas de laranja para decorar

Modo de Preparo

Em uma taça de vinho grande, coloque os cubos de gelo. Adicione a água com gás, o Aperol e o Prosecco, misturando delicadamente.

Decore o Aperol Spritz com rodelas de laranja e sirva em seguida.

Recomendação da DiVinho – Melhores Espumantes Prosecco

Para preparar o Aperol Spritz, além do Aperol, claro, você também vai precisar do Prosecco. Mas você sabe identificar esse espumante?

Para receber o nome Prosecco, o espumante deve ser produzido dentro da região vitivinícola de Vêneto, no nordeste da Itália, segundo o Método Charmat, onde a segunda fermentação, que dá origem às borbulhas, ocorre em tanques de aço inox.

Segundo a legislação da D.O.C. (Denominação de Origem Controlada) Prosecco, ao menos 85% do espumante deve ser composto pela uva Glera, variedade que até o ano de 2009 era conhecida também pelo nome Prosecco.


E você, já experimentou o Aperol Spritz?