Você já ouviu falar do Cafta?

Essa iguaria que remonta à época do Império Otomano, é deliciosa, além de ser fácil de preparar.

Descubra, nesse artigo da DiVinho, como preparar e harmonizar o Cafta com vinho!  

Cafta – O Que é?

Cafta, também conhecido como Kafta, é um prato típico de países que constituíam o Império Otomano, que englobava parte da Ásia Central, do Oriente Médio e do norte da África.

Hoje, o Cafta está presente em várias culturas, em países como Índia, Turquia, Israel, Jordânia, Palestina, Líbano, Grécia e Chipre, entre outros.

O nome Cafta deriva da palavra persa kūfta, que pode ser traduzida como moer ou bater, o que faz sentido levando em conta que a carne moída é o principal ingrediente do prato.

Um tipo de espetinho, o Cafta é tradicionalmente preparado com carne moída bovina, mas também existem versões com carne de porco e cordeiro.

A carne moída é temperada com condimentos e especiarias, sendo modelada em um espetinho na formato de bolinhas ou de uma linguiça.

 O Cafta pode ser frito, assado ou grelhado, servido com molhos, como o de iogurte, com arroz, ou dentro do pão pita, formando um sanduíche.

Cafta
Cafta

Como Preparar o Cafta?

Ingredientes

  • 500 gramas de carne moída de patinho
  • ½ cebola picada
  • 2 colheres de sopa de salsinha picada
  • 2 colheres de chá de páprica doce
  • 1 colher de chá de pimenta-síria
  • 1 colher de chá de sal
  • azeite de oliva
  • espetinhos de madeira ou bambu

Modo de Preparo

Em uma tigela grande, misture a carne moída com a cebola e a salsinha, temperando com o sal, a páprica e a pimenta-síria.

Com as mãos levemente umedecidas, molde uma porção de carne ao redor do espetinho, em um formato alongado, parecido com o de uma linguiça.

Em uma frigideira grande, aqueça o azeite de oliva e frite o cafta por dois minutos de cada lado, tomando cuidado para não queimar. 

Como Harmonizar o Cafta?

O Cafta é um prato que caracteriza-se pela combinação de carnes moída com especiarias, por conta disso, fica ótimo acompanhando de vinhos tintos.

Nossa sugestão, para harmonizar com o Cafta, são vinhos tintos de corpo médio, com boa acidez, como os elaborados com a uva Pinot Noir.

Nessa categoria, entram tanto os grandes vinhos tintos da Borgonha, onde a Pinot Noir reina como a uva tinta mais importante, quanto os rótulos do Novo Mundo, que gozam de ótimo custo-benefício. 

Recomendação da DiVinho – Melhores Vinhos Pinot Noir


E você, já provou o Cafta?