Escolher um bom vinho nem sempre é uma tarefa fácil, ainda mais quando se é um iniciante no assunto.

Pensando nisso, nós, da DiVinho, preparamos esse artigo dando dicas de como escolher um bom vinho, não deixe de conferir!

Avalie Quanto Está Disposto a Gastar

O primeiro ponto para escolher um bom vinho é definir quanto se está disposto a gastar. Existem ótimos rótulos em todas as faixas de preço, mas dificilmente um vinho de R$ 50 poderá ser comparado a um de mais de R$ 500.

Muita gente, quanto está adentrando no mundo dos vinhos, acha que tem que gastar um valor elevado para poder apreciar um rótulo de qualidade. 

Entretanto, isso não é uma verdade absoluta. Uma etiqueta de preço mais alta nem sempre se traduz em garantia de qualidade.

O que acontece é que grande parte dos rótulos mais em conta são produzidos para serem consumidos ainda jovens.  Enquanto os vinhos de valor mais alto gozam de um grande potencial de envelhecimento, devendo ser abertos anos, ou até mesmo décadas, após seu lançamento.

Avalie Quanto Está Disposto a Gastar
Avalie Quanto Está Disposto a Gastar

Analise a Ocasião

Outra coisa a se levar em conta na hora de escolher um vinho é a ocasião. Será para um jantar informal em casa, dar de presente para um amigo, ou celebrar uma ocasião especial?

Cada ocasião pede um tipo de vinho diferente.

Se a ideia é bebericar o vinho como um aperitivo, a melhor opção são os espumantes.

Já para acompanhar as refeições, é importante atentar-se ao tipo de prato que será servido. Carnes vermelhas pedem vinhos tintos, enquanto aves, peixes e frutos do mar, combinam bem com vinhos brancos e vinhos rosés.

Para as sobremesas, você pode optar pelos vinhos de sobremesa ou pelo vinho do Porto, quando o ingrediente principal for o chocolate. 

Quando o assunto são celebrações e ocasiões especiais, nada bate o requinte do Champagne, o espumante mais famoso do mundo. 

Agora, se você está na dúvida de como presentear um amigo, a melhor sugestão são os kits de vinhos, que oferecem opções variadas de rótulos por um preço especial.

Analise a Ocasião
Analise a Ocasião

Leve em Conta a Época do Ano

Essa não é uma regra rígida, mas, em geral, cada tipo de vinho combina mais com uma época do ano. 

No outono e no inverno, os vinhos tintos são os mais recomendados, pois harmonizam bem com pratos condimentados e mais pesados, como carnes vermelhas assadas e grelhadas.

Na primavera, os vinhos rosés são as verdadeiras estrelas. Sua belíssima coloração rosada e aromas frutados e florais são perfeitos para a estação mais romântica do ano.

No verão, opte pelos vinhos brancos, sua ótima acidez faz deles os companheiros ideais para bebericar na beira da piscina, ou acompanhando pratos leves, como saladas e entradas.

Isso, claro, é apenas uma recomendação. Afinal, você pode apreciar seu vinho favorito em qualquer época do ano, independente da estação. 

Leve em Conta a Época do Ano
Leve em Conta a Época do Ano

Conheça as Principais Uvas

Uma maneira fácil de escolher um bom vinho é atentar-se ao seu rótulo, mas precisamente a uva que o compõe.

Isso é precisamente efetivo quando se fala de vinhos do Novo Mundo, de países como Argentina, Chile, Uruguai, Estados Unidos e África do Sul, que seguem o estilo varietal, onde o vinho é produzido apenas com uma variedade de uva, ou que tem uma variedade de uva como principal.

Pensando nisso, faz sentido conhecer quais são as variedades de uvas mais importantes e suas principais características.

Entre as uvas tintas, a Cabernet Sauvignon é a variedade mais conhecida. 

Na América do Sul, ganham destaque a Malbec, na Argentina, a Carménère, no Chile, e a Tannat, no Uruguai.

Outras variedades tintas importantes são: Pinot Noir, Syrah, Merlot, Tempranillo, Cabernet Franc, Nebbiolo e Sangiovese.

Já entre as uvas brancas, Chardonnay e Sauvignon Blanc são as mais expressivas.

Conheça as Principais Uvas
Conheça as Principais Uvas

Atente-se ao País de Origem

Quando se está frente a uma prateleira de vinho em uma loja física, ou navegando pelas categorias de uma loja virtual, pode ser difícil fazer uma escolha entre tantas opções.

Além de serem divididos por tipo, como tinto, branco, rosé, etc, os vinhos costumam, também, ser divididos por país de origem.

Por isso, é importante conhecer os principais países produtores de vinhos, que costumam ser divididos entre Velho Mundo e Novo Mundo.

No Velho Mundo, estão França, Portugal, Espanha, Alemanha e Hungria, países com uma longa tradição na produção vitivinícola.

Já o Novo Mundo é composto por países que contam com uma tradição mais recente na produção de vinho, como Argentina, Chile, Uruguai, Brasil, Estados Unidos e África do Sul.

Os rótulos oriundos do Velho Mundo costumam ser mais austeros e estruturados. Enquanto os vinhos do Novo Mundo são mais frescos, frutados e fáceis de beber.

Claro, que dentro de cada país, existem vinhos com características diferentes. Por isso, também faz sentido conhecer as principais regiões vitivinícolas.

Na França, por exemplo, Bordeaux, Borgonha, Provence e Champagne são as mais tradicionais. Enquanto na Itália, os melhores vinhos são produzidos dentro da Toscana e da Sicília.

Entre os vinhos da América do Sul, Mendoza é a estrela da Argentina, já no Chile, o Vale Central é a maior região vitivinícola, enquanto no Uruguai, vale a pena ficar de olho nos rótulos oriundos de Canelones.

Quando falamos de vinhos nacionais, o Vale dos Vinhedos, no Rio Grande do Sul, é o maior produtor de vinhos de qualidade. Mas, novas regiões estão ganhando destaque, como é o caso de Espírito Santo do Pinhal, em São Paulo.

Atente-se ao País de Origem
Atente-se ao País de Origem

Fique de Olho na Pontuação

Outra maneira efetiva de escolher um bom vinho é verificar a avaliação da imprensa especializada.

No universo dos vinhos pontuados, Robert Parker, James Suckling e Tim Atkin são os críticos mais conhecidos e respeitados. Assim como, as revistas Wine Enthusiast, Wine Spectator e Decanter.

Na avaliação dos vinhos da América do Sul, a maior autoridade é o Guia Descorchados.

De maneira geral, quando se fala de vinhos pontuados, rótulos que conquistam entre 90 e 95 pontos são classificados com excelentes, enquanto vinhos que conquistam entre 96 a 100 pontos são, sem sombra de dúvidas, alguns dos melhores e mais excepcionais rótulos do mundo.

Fique de Olho na Pontuação
Fique de Olho na Pontuação

E você, gostou dessas dicas de como escolher um bom vinho?