Carnes bovinas, frango e até peixes: é possível harmonizar diferentes tipos de hambúrguer com vinho. Veja as principais recomendações a seguir!

O hambúrguer é um lanche tão popular que tem até um dia só dele. O Dia Mundial do Hambúrguer é comemorado, todos os anos, em 28 de maio.

E se você pensa que hambúrguer só combina com cerveja ou refrigerante, está enganado, o vinho é um ótimo companheiro para esse prato.

Nós, da DiVinho, preparamos esse artigo sobre como harmonizar o hambúrguer com vinho, não deixe de conferir!

Como Harmonizar Hambúrguer de Carne Bovina?

Hambúrguer de Carne Bovina
Hambúrguer de Carne Bovina

Vamos começar pelo clássico: o hambúrguer de carne bovina. Esse lanche agrada a diversos paladares e não é à toa, a combinação de carne grelhada, queijo derretido e pão com gergelim é realmente maravilhosa.

Se você está pensando naquele hambúrguer básico e sem graça, pode esquecer! Hoje existem versões gourmet do hambúrguer de carne, com pães diferentes, como pão preto e australiano, e queijos sofisticados, como Provolone e Gorgonzola.

Para não errar na harmonização do hambúrguer de carne bovina, opte por vinhos tintos com boa acidez e taninos refinados, como os elaborados com a Cabernet Sauvignon, a rainha das uvas tintas.

Como Harmonizar Hambúrguer de Picanha?

Hambúrguer de Picanha
Hambúrguer de Picanha

A picanha é um dos cortes bovinos favoritos para o churrasco, mas essa carne saborosa e macia também fica deliciosa no hambúrguer.

O hambúrguer de picanha é versátil, acompanhando diversos complementos, que vão desde o clássico bacon, até a refinada relish de cebola roxa.

Por conta do sabor intenso da carne, recomenda-se harmonizar o hambúrguer de picanha com vinhos tintos encorpados e com boa acidez, como os elaborados com a uva Syrah.

Como Harmonizar Hambúrguer de Costela?

Hambúrguer de Costela
Hambúrguer de Costela

O hambúrguer de costela é uma ótima pedida para quem gosta de sanduíches suculentos. A maioria das casas oferece o lanche com o famoso molho barbecue, que combina bem com esse tipo de carne.

Para acompanhar, uma taça de vinho Malbec que, além de combinar com a suculência da carne, casa muito bem com comidas feitas na grelha.

Como Harmonizar Hambúrguer de Cordeiro?

Hambúrguer de Cordeiro
Hambúrguer de Cordeiro

Com a popularidade das lancherias que oferecem versões gourmet do hambúrguer, cada vez mais carnes diferentes vêm sendo utilizadas na elaboração desse lanche, como a de cordeiro.

Uma carne nobre e macia, o cordeiro fica ótimo no hambúrguer, principalmente quando acompanhado de maionese de ervas finas.

O hambúrguer de cordeiro conta com sabor marcante, devendo ser acompanhado por vinhos tintos de corpo médio, como os elaborados com a uva Grenache.

Como Harmonizar Hambúrguer de Pato?

Hambúrguer de Pato
Hambúrguer de Pato

O pato é uma carne nobre, que tem ganhado cada vez mais espaço na culinária brasileira. Com sabor pouco mais forte do que a carne de frango, ela combina bem com diferentes temperos.

E é justamente isso que vai influenciar na escolha do vinho. Os mais indicados são os vinhos tintos leves, como os produzidos com a uva Pinot Noir.

Como Harmonizar Hambúrguer de Frango?

Hambúrguer de Frango
Hambúrguer de Frango

O hambúrguer de frango vem se tornando cada vez mais popular, principalmente entre aqueles que procuram uma versão de lanche com bastante proteína e pouca gordura.

Mas engana-se quem pensa que o hambúrguer de frango é sem graça, quando bem temperado e grelhado na chapa ele fica uma delícia.

Os vinhos brancos são a melhor opção para acompanhar a textura macia do hambúrguer de frango, principalmente os elaborados com a Chardonnay, a uva branca mais famosa do mundo.

Como Harmonizar Hambúrguer de Peixe?

Hambúrguer de Peixe
Hambúrguer de Peixe

O hambúrguer de peixe é uma ótima opção para quem não consome carnes vermelhas, mas não abre mão de um bom hambúrguer.

O prato é normalmente preparado com peixes brancos, como pescada e tilápia, sendo um lanche mais leve e saudável, com pouca gordura.

Para acompanhar os sabores suaves do hambúrguer de peixe, a melhor escolha são vinhos brancos minerais e com boa acidez, como os elaborados com a uva Sauvignon Blanc.

Como Harmonizar Hambúrguer Vegetariano?

Hambúrguer Vegetariano
Hambúrguer Vegetariano

Os vegetarianos não ficam de fora quando o assunto é hambúrguer, existem várias versões do lanche que não levam carne.

Hoje, existem deliciosas opções de hambúrguer vegetarianos, como de grão-de-bico, feijão preto, batata doce, cogumelos, como o shitake, soja, e até mesmo de carne de jaca!

Na hora de harmonizar o hambúrguer vegetariano, escolha vinhos brancos refrescantes e aromáticos, como os elaborados com a uva Riesling.


E você, gostou dessas dicas de como harmonizar o hambúrguer com vinho?