A pizza é uma iguaria tipicamente italiana que encontrou um lugar de destaque na mesa do brasileiro. 

O prato é tão popular que conta com um dia só seu, o Dia Nacional da Pizza, comemorado em 10 de julho.

E qual companheiro melhor para uma boa pizza do que uma taça de vinho?

Pensando nisso, nós, da DiVinho, criamos este artigo sobre como harmonizar pizza e vinho, confira! 

Como Harmonizar Pizza de Calabresa?

Pizza de Calabresa
Pizza de Calabresa

A pizza de calabresa é um dos tipos favoritos de pizza entre os brasileiros. 

A receita mais tradicional leva apenas molho de tomate, fatias de calabresa e rodelas de cebola, mas também é comum encontrar versões que incluem queijo e azeitona preta. 

Um tipo de linguiça apimentada, a calabresa é um embutido de sabor intenso. 

Por isso, na hora de harmonizar a pizza de calabresa, a melhor opção é um vinho tinto estruturado, com taninos firmes, como os elaborados com a uva Cabernet Sauvignon.

Como Harmonizar Pizza de Frango com Catupiry?

Pizza de Frango com Catupiry
Pizza de Frango com Catupiry

A pizza de frango com catupiry é uma criação totalmente brasileira.

Um tipo de requeijão cremoso, o catupiry foi desenvolvido em 1911, no estado de Minas Gerais, pelo casal de imigrantes italianos Mário e Isaíra Silvestrini.

Não demorou muito para que o catupiry fosse incorporado em diversas receitas ao redor do Brasil, tanto doces, quanto salgadas.

A pizza de frango com catupiry combina perfeitamente o sabor suave do frango desfiado e a textura cremosa do catupiry. 

Os vinhos tintos elaborados com a uva Pinot Noir, delicados e de corpo leve, são ideais para acompanhar a pizza de frango com catupiry. 

Como Harmonizar Pizza Marguerita?

Pizza Marguerita
Pizza Marguerita

A pizza marguerita é tipicamente italiana. Reza a lenda, que foi criada na cidade de Nápoles, no sul da Itália, durante o final do século XIX. 

O pizzaiolo XIX Raffaele Esposito foi o responsável por essa iguaria, batizando-a como pizza marguerita, em homenagem à rainha Margherita de Savóia.

A receita tradicional da pizza marguerita, que consiste de mussarela de búfala, rodelas de tomate e folhas de manjericão, se mantém até hoje.  

Para acompanhar a pizza marguerita nada melhor do que um vinho tinto tipicamente italiano, como o Chianti, que é elaborado com a uva Sangiovese.

Como Harmonizar Pizza de Quatro Queijos?

Pizza de Quatro Queijos
Pizza de Quatro Queijos

A pizza de quatro queijos é um prato cheio para os amantes de vinhos! 

Existem diversas variações da pizza de quatro queijos, mas a versão clássica costuma combinar mussarela, gorgonzola, parmesão e provolone.

Por conta do seu alto teor de gordura e sabores intensos, recomenda-se harmonizar a pizza de quatro queijos com vinhos tintos com boa acidez e pouca presença tânica, como os elaborados com a uva Cabernet Franc.

Como Harmonizar Pizza de Atum?

Pizza de Atum
Pizza de Atum

A pizza de atum é uma ótima opção para aqueles que não consomem carnes vermelhas, ou estão procurando uma pizza mais leve, com menos gordura.

Um peixe de água salgada, o atum é saboroso e conta com muitos nutrientes, como ômega-3, selênio, fósforo, ferro, magnésio e potássio.

Na hora de harmonizar a pizza de atum, a melhor escolha são os vinhos brancos, principalmente os elaborados com a uva Chardonnay,  que gozam de grande leveza e frescor. 

Como Harmonizar Pizza de Chocolate?

Pizza de Chocolate
Pizza de Chocolate

Os italianos podem ter criado a pizza, mas o Brasil é responsável pela invenção de uma infinidade de novos sabores, inclusive doces, como a pizza de chocolate!

A pizza de chocolate conta, hoje, com diversas variações, pode ser preparada com chocolate preto, chocolate branco ou uma mescla dos dois.

Além disso, pode contar com a cobertura de frutas, como morango e kiwi, confeitos, biscoitos, bombons, chocolate granulado e muito mais.

Para equilibrar a doçura da pizza de chocolate, recomenda-se combiná-la com um vinho licoroso, como o vinho do Porto, principalmente o Porto Tawny, que estagia por um longo período em barris de carvalho. 

Como Harmonizar Pizza de Banana com Canela?

Pizza de Banana com Canela
Pizza de Banana com Canela

Se tem uma pizza doce que pode competir com a popularidade da pizza de chocolate, é a pizza de banana com canela.

À primeira vista, a ideia de uma pizza de banana pode parecer estranha. Mas a combinação da massa crocante com uma fina camada de queijo e rodelas de banana polvilhadas com canela é deliciosa.

Experimente harmonizar a pizza de banana com canela com espumantes, principalmente os elaborados com a uva Moscatel, que desfrutam de grande leveza e frescor.


E você, gostou dessas dicas de como harmonizar pizzas e vinhos?