Tem combinação mais gostosa do que uma saborosa tábua de queijos e uma bela taça de vinho?

Apesar de queijo e vinho ser uma das harmonizações mais clássicas, é comum surgirem dúvidas acerca de qual queijo combina melhor com qual tipo de vinho.

Pensando nisso, nós, da DiVinho, preparamos esse artigo para você descobrir a melhor maneira de harmonizar queijos e vinhos, confira! 

Dicas para Harmonizar Queijos e Vinhos

A princípio, harmonizar queijos e vinhos pode parecer complicado, já que existem muitos tipos diferentes de queijos e uma grande variedade de tipos de vinho. 

Entretanto, seguindo algumas dicas simples você verá que a harmonização entre essas duas iguarias não é tão difícil.

Queijos e Vinhos
Queijos e Vinhos

Considere a Intensidade dos Sabores

A primeira dica para harmonizar queijos e vinhos é considerar a intensidade dos sabores. 

Queijos leves e suaves, como os queijos frescos e macios, tendem a combinar melhor com vinhos frescos e de corpo leve, como brancos, rosés e espumantes. 

Já queijos com sabores mais intensos, como os queijos duros e semiduros,  pedem vinhos encorpados, como os vinhos tintos de grande corpo.

Leve em Conta o Teor de Gordura

Outro ponto a se levar em conta na hora de combinar queijos e vinhos é o teor de gordura do queijo.

Queijos com alto teor de gordura, como os queijos amarelos, harmonizam melhor com vinhos mais ácidos e frescos, que ajudam a equilibrar o conjunto.

Em contrapartida, queijos que passam por um longo período de maturação, como os queijos duros, costumam ser mais secos, com um menor teor de gordura, pedindo vinhos com maior corpo e intensidade aromática. 

Harmonize por Contraste

Uma outra forma de harmonizar queijos e vinhos é por contraste.

Queijos salgados e com sabor levemente picante, como os queijos azuis, funcionam melhor na companhia de vinhos com um alto teor de açúcar residual, como os vinhos fortificados e os vinhos de sobremesa.

Como Harmonizar Queijos Frescos?

Queijo de Cabra
Queijo de Cabra

Queijos frescos, também conhecidos como queijos brancos, são queijos que devem ser consumidos logo após sua fabricação, não passando por um processo de maturação.

Os queijos frescos podem ser elaborados com leite de cabra, como o Queijo de Cabra, leite de búfala, como a Mussarela de Búfala, e o tradicional leite de vaca, como Cottage, Feta e Ricota.

No Brasil, um dos tipos mais populares de queijo branco é o Queijo Minas Frescal, elaborado com leite de vaca e originário, como o próprio nome indica, do estado de Minas Gerais. 

Leves e de textura suave, os queijos frescos acompanham bem vinhos brancos frescos e igualmente leves, como os elaborados com a aromática uva Sauvignon Blanc.

Espumantes, principalmente os produzidos com a uva Moscatel, também são uma boa opção na hora de harmonizar os queijos frescos.

Como Harmonizar Queijos Azuis?

Gorgonzola
Gorgonzola

Queijos azuis são queijos colonizados por fungos, o mais famoso sendo o Penicillium Roqueforti, que faz parte da mesma família do fungo que dá origem à penicilina. 

Esses queijos caracterizam-se por uma massa branca cremosa com veios azul-esverdeados, que denotam a presença do fungo. 

Os queijos azuis podem ser elaborados com leite de vaca, como o Gorgonzola, leite de ovelha, como o Roquefort, e leite de cabra, como o Queijo Cabrales espanhol.

Para harmonizar com o sabor marcante e a textura amanteigada dos queijos azuis, o ideal é escolher um vinho com alto teor de açúcar residual, como os vinhos de sobremesa. 

O Sauternes, originário da região vitivinícola de Bordeaux, na França, é um dos melhores companheiros para queijos azuis.

O Vinho do Porto, principalmente sua versão mais jovem, o Porto Ruby,  também funciona bem na harmonização com os queijos azuis.

Como Harmonizar Queijos Amarelos?

Emmental
Emmental

Queijos amarelos caracterizam-se pela forte coloração amarela, que deriva do seu modo de produção. A massa do queijo pode ser cozida ou semi-cozida, quando adquire seu tom característico.

No Brasil, o nome queijo amarelo é comumente utilizado para referir-se àqueles queijos altamente industrializados e utilizados na produção de lanches, como o Cheddar e o Queijo Prato.

Entretanto, quando falamos de queijos amarelos aqui, nos referimos às versões mais refinadas desse tipo de queijo, como o Provolone e o Gouda, ambos elaborados com leite de vaca.

Na categoria dos queijos amarelos finos, também figuram o Emmental e o Estepe, caracterizados por uma massa semidura e com orifícios, como os clássicos queijos representados nos desenhos animados. 

Por conta de seu processo de maturação, os queijos amarelos contam com sabores intensos, que funcionam bem com vinhos tintos estruturados e com boa acidez, como os elaborados com as uvas Cabernet Sauvignon e Malbec.

Como Harmonizar Queijos Macios?

Brie
Brie

Queijos macios, também conhecidos como queijos moles, ou queijos de massa mole, caracterizam-se por uma casca branca e aveludada e interior macio.

Os queijos macios são tradicionalmente elaborados com leite cru e passam por um curto período de maturação. 

O Brie e o Camembert, ambos originários da França e elaborados com leite de vaca cru, são os mais famosos e expressivos queijos de massa mole.

Com textura suave e um sabor levemente picante, os queijos macios pedem vinhos tintos de corpo leve na hora da harmonização, como os elaborados com a uva Pinot Noir.

Como Harmonizar Queijos Semiduros?

Gruyère
Gruyère

Queijos semiduros, também conhecidos como queijos de média maturação, são submetidos a um período médio de maturação, mantendo um maior teor de umidade, quando comparados aos queijos duros.

Na categoria dos queijos de média maturação destacam-se o Gruyère e o Emmental.

O queijo Gruyère é originário da cidade de Gruyères, na Suíça. Produzido somente a partir do leite de vaca, caracteriza-se por uma leve picância e um sabor que remete a notas de nozes e castanhas.

Já o Emmental também é originário da Suíça, mas da cidade de Berna, a capital do país. Elaborado com leite de vaca, é um dos queijos mais utilizados na elaboração do fondue, o clássico prato suiço.

Na hora de harmonizar os queijos semiduros, a melhor opção são vinhos brancos frescos, como os elaborados com as uvas Chardonnay e Riesling.

Como Harmonizar Queijos Duros?

Parmesão
Parmesão

Queijos duros, também conhecidos como queijos maduros, passam por um longo processo de maturação, que pode chegar a vários anos.

Quando comparados aos queijos semi-duros, os queijos duros apresentam um menor teor de umidade, contando, também com textura firme e uma casca mais grossa e brilhante.

O Parmesão é o mais famoso tipo de queijo duro, sendo também conhecido pelo nome Parmigiano. O verdadeiro queijo parmesão somente pode ser elaborado dentro da Denominação de Origem Protegida (DOP) de Parmigiano-Reggiano, na Itália.

No Brasil é comum o nome Parmesão ser utilizado para queijos ralados, adicionados a massas e sopas. Mas, se você quiser provar um autêntico Parmigiano procure pelo selo da DOP no rótulo.

Além do Parmesão, outros queijos maduros expressivos são o Pecorino e o Grana Padano.

O Pecorino é elaborado a partir de leite de ovelha, de onde vem seu nome, “pecorino” significa ovelha em italiano. O queijo Pecorino é produzido em várias regiões da Itália, como Lazio, Sardenha e Toscana.

Já o queijo Grana Padano é originário da Planície Padana, no Vale do Pó, na Itália. Assim como o Parmesão, o Grana Padano também conta com uma Denominação de Origem Protegida (DOP). 

Para harmonizar com o sabor marcante dos queijos maduros, procure combiná-los com vinhos tintos encorpados e com taninos marcantes.

Nessa categoria, entram os grandes tintos de Bordeaux, elaborados com o clássico corte bordalês, das variedades Cabernet Sauvignon, Merlot e Cabernet Franc.

Agora, se você prefere um vinho igualmente italiano para acompanhar seu queijo duro, pode apostar no Barolo ou no Amarone, dois ícones do país!


E você, gostou dessas dicas de como harmonizar queijos e vinhos?