Todo enófilo já teve que lidar com as temidas manchas de vinho, principalmente de vinho tinto, em tecidos e outras superfícies.

Pensando nisso, nós, da DiVinho, preparamos esse artigo ensinando como tirar mancha de vinho, confira!

Como Tirar Manchas de Vinho de Roupas e Tecidos?

Mancha de Vinho em Camisa
Mancha de Vinho em Camisa

Camisa branca, toalha de mesa, pano de prato, que enófilo nunca derramou um pouco de vinho em um desses itens? 

Realmente, é uma situação delicada, mas não se desespere, é possível tirar manchas de vinho tinto de roupas e tecidos sem estragar os itens.

Para remover a mancha de vinho, é importante não deixar ela secar. Para isso, retire o excesso de vinho com um papel-toalha. Em seguida, coloque a peça de molho em uma mistura de água morna e sabão ou detergente neutro.

Agora, se estiver em um evento e não puder retirar a peça, vá ao banheiro e cubra a mancha com um pouco de água e sabonete líquido, para evitar que a área seque. Quando chegar em casa realize a lavagem normalmente.

E se a mancha não saiu após a lavagem? Existem alternativas, como tira-manchas específicos para roupas e tecidos.

Cheque as indicações antes de usar esses produtos, pois eles podem desbotar roupas coloridas. Dê preferência para alvejantes sem cloro.

Para panos de prato e guardanapos de tecido, você pode usar água oxigenada ou água sanitária, que tem um poder maior de limpeza. 

Mas, atenção, esse método não é recomendado para roupas, pois pode danificar o tecido. 

Como Tirar Manchas de Vinho de Tapetes e Carpetes?

Mancha de Vinho em Carpete
Mancha de Vinho em Carpete

Tapetes e carpetes são outras superfícies onde as manchas de vinho tinto são bastante comuns. 

O processo para retirar manchas dessas superfícies é um pouco diferente do que de roupas e tecidos, já que esses itens costumam ser difíceis de lavar.

O primeiro passo é tratar a mancha o quanto antes, mas ao invés de retirar o excesso do líquido com papel-toalha, coloque um pouco de sal de cozinha sobre a área afetada.

O sal irá absorver o vinho, evitando que ele penetre na superfície. Retire o excesso de sal com a ajuda de um aspirador.

Se a mancha ainda persistir, utilize um papel toalha levemente umedecido com um pouco de água morna e detergente neutro. 

Pressione o papel toalha delicadamente sobre a área afetada. Nunca esfregue a mancha, pois isso pode fazer com que ela se impregne no tecido.

Existem no mercado tira-manchas específicos para carpetes e tapetes, mas antes de utilizá-los faça um teste em um pequena área escondida para avaliar como o produto reage com a superfície. 

Como Tirar Manchas de Vinhos de Pisos e Bancadas?

Mancha de Vinho na Bancada
Mancha de Vinho na Bancada

Pisos e bancadas de pedra na cozinha também são comumente afetados por manchas de vinho tinto.

Para retirar a mancha dessas superfícies, a melhor opção é limpar imediatamente, com um pano embebido em uma solução de água morna e detergente ou sabão líquido.

Essa operação costuma ser o suficiente para limpar a maior parte das manchas de pisos e bancadas, mas se a marca persistir, você pode utilizar a parte mais áspera da esponja de cozinha ou uma escovinha de cerdas macias.

Nunca utilize soluções ou produtos corrosivos, como o suco de limão, pois essas substâncias podem remover o acabamento de pisos e bancadas.

Dicas para Tirar Manchas de Vinhos

1 – Limpe na Hora

Para evitar que a mancha de vinho se impregne no tecido ou nas superfícies, a melhor coisa a fazer é tentar limpar sempre na hora.

Quanto antes você tratar a região afetada, maiores são as chances que a mancha consiga ser eliminada completamente.

2 -Não Esfregue a Mancha

Esse é um ponto que pode parecer contraprodutivo, mas procure não esfregar uma mancha de vinho.

O movimento de esfregar faz que a bebida se impregne na superfície, principalmente nas fibras de tecidos, dificultando a remoção.

3 – Utilize Acessórios para Evitar Manchas

Agora, a melhor maneira de evitar manchas de vinho é tomando cuidado e fazendo uso de acessórios para vinho, como o corta-gotas e o salva-gotas.

Corta-gotas
Corta-gotas

O corta-gotas é um acessório para ser colocado na parte interna do gargalo da garrafa de vinho, facilitando o ato de servir a bebida e evitando acidentes.

Existem modelos descartáveis, feitos de acetato ou papel cartão revestido com cobertura metálica, assim como, corta-gotas profissionais, produzidos em aço inox.

Salva-gotas

Já o salva-gotas é um anel de aço inox que deve ser colocado na parte externa do gargalo da garrafa de vinho. 

Ele age evitando que gotas de vinho escorram pela garrafa, preservando o rótulo e evitando acidentes. 


E você, gostou dessas dicas de como tirar manchas de vinho?