O cordeiro é uma carne nobre, que harmoniza perfeitamente com uma boa taça de vinho.

Descubra, nesse artigo da DiVinho, os segredos de como harmonizar a carne de cordeiro com vinho! 

Quais são as Características da Carne de Cordeiro?

Antes de mais nada, precisamos entender qual é a diferença entre cordeiro, carneiro e ovelha.

A ovelha é a fêmea adulta do rebanho, sendo mais utilizada para a produção de lã do que para o abate.

Já o carneiro é o macho adulto, que pode ser criado para o abate, mas é mais apreciado pela sua pele, que dá origem à artigos de couro de alta qualidade.

O cordeiro é o filhote dos ovinos, de ambos os sexos, normalmente abatido até um ano de idade.

A carne de cordeiro é a mais macia e delicada, apresentando coloração rosada, grande maciez e um baixo teor de gordura.

Uma ótima opção de carne vermelha, o cordeiro é um animal ainda pouco consumido no Brasil.

Segundo a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) apenas 25% dos brasileiros consomem cortes ovinos regularmente.

Por conta disso, é importante adquirir a carne de cordeiro de mercados e açougues de confiança, para garantir a procedência do animal.

Carne de Cordeiro
Carne de Cordeiro

Quais são os Melhores Cortes do Cordeiro?

Entre os cortes de cordeiro, cinco destacam-se como os mais nobres: o Carré Francês, o Pernil, a Paleta, o Lombo e a Picanha.

O Carré Francês é um dos mais apreciados cortes do cordeiro, sendo tradicionalmente servido em restaurantes especializados em alta gastronomia, acompanhando de molhos sofisticados.

Carré Francês

O Pernil de cordeiro é outro tradicional corte ovino, que pode ser utilizado em diversas receitas. Fica ótimo recheado e assado no forno, assim como, grelhado, quando cortado em bifes.

A Paleta de cordeiro é o corte ideal para quem gosta de um bom churrasco. Normalmente é assada inteira, lentamente, em um processo que demanda várias horas. Mas o resultado vale a pena, a carne chega a se soltar do osso de tão macia.

Paleta de Cordeiro

O Lombo de cordeiro, também conhecido como Contra Filé, é um dos cortes mais versáteis, pode ser preparado inteiro ou em bifes, na grelha, no forno ou na panela. 

A Picanha de cordeiro caracteriza-se por sua excelente maciez, como acontece com a Picanha bovina. Assim como a Paleta, é um corte que fica ótimo no churrasco. 

Como Harmonizar o Cordeiro?

Uma carne extremamente nobre, o Cordeiro pede vinhos requintados na hora da harmonização.

A mais clássica harmonização com a carne de cordeiro é na companhia dos grandes vinhos tintos de Bordeaux, que figuram como alguns dos melhores e mais requintados rótulos do mundo!

Se você prefere vinhos italianos, a melhor opção é o Chianti, o grande vinho tinto da Toscana, elaborado com a uva Sangiovese.

Ainda dentro da Europa, os rótulos elaborados dentro da região vitivinícola de Rioja, no nordeste da Espanha, também são ótimos companheiros para a carne de cordeiro.


E você, gostou dessas dicas de como harmonizar a carne de cordeiro?