Aprender nunca é demais, ainda mais quando é sobre um assunto apaixonante, como o vinho.

Pensando nisso, a DiVinho preparou um guia completo com os melhores cursos de vinhos do Brasil, englobando desde cursos para iniciantes, passando por cursos profissionalizantes, até opções de graduação e pós-graduação.

Cursos para Iniciantes

Para quem está adentrando no universo dos vinhos, existem várias opções de cursos livres, em que se pode aprender mais sobre a bebida, desde como escolher e degustar vinhos, até informações mais técnicas, como as principais uvas e países produtores.

Cursos para Iniciantes
Cursos para Iniciantes

Curso Básico em Vinhos – Sommelier School

O Curso Básico em Vinhos é oferecido pela Sommelier School em várias cidades do Brasil, como São Paulo, Porto Alegre e Rio de Janeiro. 

Com duração de 3 horas e degustação de 5 rótulos, é ideal para quem está começando a degustar e beber vinhos e busca conhecer um pouco mais.

Curso de Vinho com Degustação – Del Vino Wine Club

O Curso de Vinho com Degustação é oferecido pela Del Vino Wine Club na cidade de São Paulo. 

Com 9 horas de duração, dividido em três dias, o curso é ideal para iniciantes, ensinando sobre os diferentes tipos de vinho de acordo com produtores, países, safras e terroir. 

Introdução ao Mundo do Vinho I e II – ABS-SP

O curso de Introdução ao Mundo do Vinho I e II é oferecido pela ABS-SP (Associação Brasileira de Sommeliers – São Paulo) na modalidade on-line. 

Com duração de 36 horas, dividido em dois módulos, Introdução ao Mundo do Vinho I – Fundamentos e Introdução ao mundo do vinho II – Países, o curso se destina especialmente a leigos ou enófilos amadores que desejam ampliar seus conhecimentos sobre vinho, mas não dispõem de muito tempo para isso.

Curso Básico em 3 Aulas – Ciclo das Vinhas 

O Curso Básico em 3 Aulas é oferecido pelo Ciclo das Vinhas, da sommelier Alexandra Corvo, na Cidade de São Paulo.

Com duração de 3 aulas, o curso oferece um apanhado geral sobre vinho, sendo ideal para começar a conhecer como se degusta, quais são as principais uvas, regiões e técnicas de harmonização.

Vinhos: Degustação, Harmonização e Serviço – SENAC

O curso de Vinhos: Degustação, Harmonização e Serviço é oferecido pelo SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) em várias cidades do estado de São Paulo.

Com duração de 24 horas, o curso ensina a fazer análise sensorial, preencher fichas de degustação, interpretar rótulos, identificar os tipos de vinhos e fazer harmonização, sendo ideal para iniciantes.

Cursos Avançados

Para quem já tem uma base sólida sobre o vinho e deseja aprofundar seus conhecimentos, os cursos avançados são os mais indicados, tanto para consumidores, quanto para profissionais, como sommeliers. 

Cursos Avançados
Cursos Avançados

WSET® Nível 1, 2 e 3 – The Wine School

Os cursos WSET® Nível 1, 2 e 3 são oferecidos pela The Wine School na modalidade on-line e presencial, em cidades como São Paulo, Salvador e Recife.

Dividido em três módulos independentes, os cursos contam com a certificação da Wine & Spirit Education Trust (WSET), reconhecida globalmente como uma das mais importantes instituições de ensino na área de vinhos. São ideais para enófilos e profissionais da área do vinho, como sommeliers, que desejam aprofundar seus conhecimentos acerca da bebida.

Curso Avançado de Vinhos – Sociedade Brasileira de Sommeliers

O Curso Avançado de Vinhos é oferecido pela Sociedade Brasileira de Sommeliers na modalidade on-line. 

Com duração de 9 aulas, o curso aborda, com profundidade, diferentes estilos de vinhos, processos diferenciados de vinificação e variações especiais quanto ao amadurecimento e envelhecimento. É ideal para profissionais e enófilos que desejem se atualizar ou aprofundar seus conhecimentos.

Curso Avançado de Degustação – ABS-SP

O Curso Avançado de Degustação é oferecido pela ABS-SP (Associação Brasileira de Sommeliers – São Paulo) na modalidade presencial, na cidade de São Paulo.

Com duração de 27 aulas, são degustados, às cegas, 4 vinhos por aula, permitindo o reconhecimento de variedades, cortes, regiões, e outras características que contribuem para o estilo dos vinhos das mais clássicas áreas vitivinícolas do mundo. O curso é dirigido a sommeliers com experiência.

Grupo de Estudos Avançados – Ciclo das Vinhas

O Grupo de Estudos Avançados é oferecido pelo Ciclo das Vinhas, da sommelier Alexandra Corvo, na Cidade de São Paulo. 

O curso tem seu foco nos países da Europa, abordando as mais importantes regiões vitivinícolas da França, Itália, Portugal e Espanha, sendo ideal para aqueles que buscam aprimorar seus conhecimentos.  

Cursos Profissionalizantes 

Para quem busca ingressar no mercado profissional, existem várias opções de cursos profissionalizantes voltados para a formação de sommeliers, que podem atuar em restaurantes e lojas especializadas. 

Cursos Profissionalizantes
Cursos Profissionalizantes

International Sommelier Guild – Somm Academy

O curso International Sommelier Guild (ISG)  é oferecido com exclusividade no Brasil pela Somm Academy em várias cidades do país, como São Paulo, Brasília, Manaus e Salvador.

O curso é composto por três módulos, Nível 1 – Intermediate Wine Certificate, Nível 2 – Advanced Wine Certificate e Nível 3 – Sommelier Certification, que totalizam mais de 390 horas.

A International Sommelier Guild está presente em quatorzes países através de escolas licenciadas, sendo um dos cursos mais respeitados do mundo na formação de sommeliers.

Curso de Formação de Sommeliers e Profissionais – ABS-SP

O Curso de Formação de Sommeliers e Profissionais é oferecido pela ABS-SP (Associação Brasileira de Sommeliers – São Paulo) e conta com certificação pela Association de La Sommelerie Internationale, da França.

O curso é composto por três módulos, Fundamentos do Vinho, Países e Serviço, que totalizam 288 horas. Os dois primeiros módulos são realizados on-line, enquanto o terceiro módulo tem a opção presencial ou on-line.

É dirigido a quem já trabalha ou pretende trabalhar no mercado de vinhos, seja como sommelier profissional, seja como consultor/assessor de produtores em  importadoras e lojas especializadas. 

Curso de Sommelier Profissional – Sommelier School

O Curso de Sommelier Profissional é oferecido pela Sommelier School. Formado por três módulos, totalizando 144 horas, o curso pode ser realizado presencialmente, em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Brasília e Goiânia, ou na modalidade on-line.   

Cada módulo do curso oferece conhecimentos fundamentais para a formação do profissional, começando com as técnicas de  viticultura e principais uvas internacionais, no Módulo I, passando por países produtores, legislação e principais regiões produtoras de vinho, no Módulo 2, e finalizando com a certificação profissional com degustação de 64 rótulos, no Módulo 3.

Formação de Sommelier: Vinhos – SENAC

O curso de Formação de Sommelier: Vinhos é oferecido pelo SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) em várias cidade do estado de São Paulo.

Com 144 horas de carga horária, o curso pode ser realizado presencialmente ou na modalidade on-line.  O profissional aprende a realizar a análise sensorial e ficha de degustação, servir diferentes tipos de vinhos, elaborar cartas e gerir estoque da bebida.  

Curso de Sommelier – Centro Europeu

O Curso de Sommelier é oferecido pelo Centro Europeu, em Curitiba, no Paraná. 

Com 164 horas de carga horária, na modalidade presencial, forma um profissional especializado em vinho, incluindo seus processos, origens, história, serviços da bebida com muita ênfase na harmonização enogastronômica.  

Cursos de Nível Superior 

Para quem deseja uma formação de nível superior, o mercado oferece tanto cursos tecnólogos, quanto de bacharelado em viticultura e enologia. 

Cursos de Nível Superior
Cursos de Nível Superior

Tecnologia em Viticultura e Enologia – IFRS

O curso de Tecnologia em Viticultura e Enologia é oferecido pelo IFRS (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul) no campus de Bento Gonçalves.

Com duração de sete semestres, na modalidade presencial, o curso desenvolve conhecimentos para que o profissional atue em diversos setores da indústria de vinhos, desde o planejamento, passando pelo desenvolvimento, gerenciamento e execução de todos os processos de produção do vinho. 

Bacharelado em Enologia – Unipampa 

O curso de Bacharelado em Enologia é oferecido pela Unipampa (Universidade Federal do Pampa), no município de Dom Pedrito, no Rio Grande do Sul.

Com duração de nove semestres, na modalidade presencial, o curso forma profissionais com conhecimentos gerais e avançados em viticultura e enologia, que possam atuar desde a caracterização, produção, rastreabilidade, certificação de origem, empreendedorismo, marketing e comercialização dos vinhos. 

Cursos de Pós-Graduação

Para quem já é um graduado em enologia ou viticultura, existem opções de cursos de especialização em pós-graduação para aprofundar os conhecimentos na área. 

Cursos de Pós-Graduação
Cursos de Pós-Graduação

Especialização em Viticultura – IFRS

A Especialização em Viticultura é oferecida pelo IFRS (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul) no campus de Bento Gonçalves.

Com duração de 545 horas, na modalidade presencial, é voltado para profissionais das Ciências Agrárias. O curso habilita os alunos a desenvolverem atividades técnico-científicas na viticultura, visando à sustentabilidade da sua cadeia produtiva.

Mestrado Profissional em Biotecnologia e Gestão Vitivinícola – UCS

O Mestrado Profissional em Biotecnologia e Gestão Vitivinícola é oferecido pela UCS (Universidade de Caxias do Sul), em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul.

O curso é presencial e voltado para profissionais graduados em áreas relacionadas com a vitivinicultura. Está estruturado a partir de uma área de concentração em Vitivinicultura e Gestão e três linhas de pesquisa: Enologia e Saúde, Viticultura e Meio Ambiente, e Gestão Estratégica em Vitivinicultura.


E você, já fez algum desses cursos?