Você é um amante de vinhos? Gosta de cinema?

Então, precisa conferir esse artigo que a DiVinho preparou para você, com 5 filmes que tratam do universo do vinho. 

Sirva uma bela taça de vinho e aproveite! 

Sideways – Entre Umas e Outras (2004)

Sideways – Entre Umas e Outras
Sideways – Entre Umas e Outras

Sideways é um verdadeiro clássico quando se fala de filmes que tem o vinho como tema. 

Lançado em 2001, conta com a direção de Alexander Payne e é uma adaptação do livro de mesmo nome, escrito por Rex Pickett.

Estrelando Paul Giamatti e Thomas Haden Church, Sideways foi indicado a cinco Oscars, ganhando o de Melhor Roteiro Adaptado.

O filme segue a jornada dos amigos Miles Raymond (Paul Giamatti), um professor divorciado e amante de vinhos, e Jack Cole (Thomas Haden Church) um ator prestes a se casar, em uma viagem de carro pela região vitivinícola de Santa Ynez Valley, na Califórnia.

Uma curiosidade interessante, o personagem de Paul Giamatti, no final do filme, bebe uma garrafa da safra 1961 do Château Cheval Blanc, um dos quatro Premier Grand Cru Classé de Saint-Émilion, em um copo de isopor, após muitas confusões.

Sideways é um filme imperdível para qualquer enófilo, principalmente para aqueles que apreciam os vinhos da Califórnia! 

O Julgamento de Paris (2008)

O Julgamento de Paris
O Julgamento de Paris

O Julgamento de Paris, Bottle Shock em inglês, é outro filme em que os vinhos da Califórnia tem um lugar de destaque.

Lançado em 2008, tem Randall Miller na direção, estrelando Alan Rickman, Chris Pine e Bill Pullman.

O filme é baseado no histórico Julgamento de Paris, uma degustação às cegas, realizada por Steven Spurrier, em 24 de maio de 1976, onde os vinhos da Califórnia foram colocados lado a lado com os melhores rótulos de Bordeaux e da Borgonha.

Alan Rickman interpreta Steven Spurrier e, durante o filme, acompanhamos sua árdua jornada na valorização dos vinhos californianos, que culmina com a vitória  do Château Montelena Chardonnay 1973 e do Cabernet Sauvignon da Stag’s Leap Wine Cellars no Julgamento de Paris.

Steven Spurrier não aprovou o filme, declarando que muitos fatos foram inventados. Mas, para quem não conhece a história do Julgamento de Paris, vale a pena assistir! 

Caminhando nas Nuvens (1995)

Caminhando nas Nuvens
Caminhando nas Nuvens

Caminhando nas Nuvens, A Walk in the Clouds em inglês, dirigido por Alfonso Arau, é baseado no filme italiano Four Steps in the Clouds, de 1942, escrito por Piero Tellini, Cesare Zavattini, e Vittorio de Benedetti.

Estrelam no filme Keanu Reeves, Aitana Sánchez-Gijón, Giancarlo Giannini e Anthony Quinn.

A trama segue Paul Sutton (Keanu Reeves), um Sargento que volta para casa, em São Francisco, nos Estados Unidos, após batalhar na Segunda Guerra Mundial.

Buscando uma fonte de renda, Paul começa a vender chocolates de porta em porta. Em um trem a caminho de Sacramento, ele conhece Victoria Aragon (Aitana Sánchez-Gijón).

A família de Victoria é proprietária do vinhedo Las Nubes, na região vitivinícola de Napa Valley, na Califórnia, onde Paul começa a trabalhar. 

Para quem gosta de romance, e de vinhos, Caminhando nas Nuvens é um prato cheio!

Um Bom Ano (2006)

Um Bom Ano
Um Bom Ano

Um Bom Ano, A Good Year em inglês, conta com a direção de Ridley Scott e é baseado no livro homônimo de Peter Mayle.

Estrelam no filme Russell Crowe, Marion Cotillard, Didier Bourdon, Abbie Cornish, Tom Hollander, Freddie Highmore e Albert Finney.

A história de Um Bom Ano segue Max Skinner, personagem de Russell Crowe, um bem-sucedido homem de negócios em Londres, que herda de seu tio Henry (Albert Finney) um vinhedo na região vitivinícola de Provence, na França.

O filme é um prato cheio para os amantes dos vinhos franceses, sem contar as lindíssimas paisagens da região de Provence.

O Segredo da Santa Vitória (1969)

O Segredo da Santa Vitória
O Segredo da Santa Vitória

O filme mais antigo dessa lista, O Segredo da Santa Vitória, The Secret of Santa Vittoria em inglês, foi lançado em 1969.

Baseado no livro homônimo de Robert Crichton, foi produzido e dirigido por Stanley Kramer, estrelando Anthony Quinn, Anna Magnani, Virna Lisi, Hardy Krüger e Sergio Franchi.

Apesar de ser uma produção dos Estados Unidos, quase todas as cenas foram gravadas na comuna de Anticoli Corrado, próxima à Roma, na Itália.

O Segredo da Santa Vitória conta a história de Italo Bombolini, interpretado por Anthony Quinn, que assume a prefeitura da cidade de Santa Vitória em 1943, durante a ocupação alemã da Itália, após a queda de Benito Mussolini.

Durante o filme, Bombolini busca unir os habitantes de Santa Vitória contra os nazistas e salvar o único produto que a cidade comercializa, o vinho.

Apesar do tema sério, O Segredo da Santa Vitória consegue manter a leveza, principalmente graças à ótima atuação do ganhador do Oscar Anthony Quinn.


E você, já assistiu algum desses filmes?