Uma das verdadeiras iguarias do mundo do vinho, o Icewine é um dos mais renomados vinhos de sobremesa do mundo.

Quer saber mais sobre o Icewine? Então você precisa conferir esse artigo da DiVinho, onde explicamos tudo o que você precisa saber sobre o Icewine, o vinho do gelo! 

O que é Icewine?

O Icewine é um dos vinhos mais raros do mundo! Produzido com uvas congeladas, esse vinho de sobremesa encanta pela sua doçura.

Também conhecido como Eiswein, o Icewine é produzido em poucas localidades, com destaque para o Canadá e a Alemanha, e conta com preço elevado.

Por conta de sua baixíssima produção, o Icewine é comercializado em garrafas pequenas, de 200ml a 375ml, enquanto a garrafa padrão de vinho tem 750ml.

Um verdadeiro mel, o Icewine apresenta um alto nível de açúcar residual, entre 180 e 320 gramas por litro, o que é quase o dobro de uma garrafa de Coca-Cola.

Icewine
Icewine

Qual é a Origem do Icewine?

A produção de vinhos com uvas congeladas remonta à época do Império Romano, segundo os escritos de Plínio, o Velho.

A primeira menção nos tempos modernos do Icewine é no ano de 1794, na região da Francônia, na Alemanha.

Entretanto, desde o século XIX até a década de sessenta do século XX, foram registradas apenas seis safras de Icewine na Alemanha, por conta da dificuldade de atingir as condições climáticas ideais.

Isso começou a mudar a partir de 1961, quando os produtores passaram a investir em novas tecnologias, como a prensa pneumática, para viabilizar a produção do Icewine.

Em 1972, foi produzido o primeiro Icewine no Canadá, pelas mãos do viticultor alemão Walter Hainle.   

Desde então, outros produtores canadenses começaram a elaborar o Icewine, que virou um verdadeiro símbolo da viticultura do país. 

Francônia
Francônia

Onde é Produzido o Icewine?

O Icewine só pode ser produzido em locais onde são alcançadas baixíssimas temperaturas durante o inverno, para que as uvas congelem naturalmente nas videiras.

É preciso que a temperatura chegue a -7°C, ou cerca de 20°F.

Hoje, o Canadá é o maior produtor de Icewine, respondendo por cerca de 75% de toda a produção mundial.

No Canadá, a produção do Icewine concentra-se na região de Ontário, na fronteira com os Estados Unidos.

Alguns dos melhores vinhos Icewine do mundo vêm da Alemanha, que onde, aliás, foi onde a bebida surgiu. 

Entretanto, não são todos os anos que as condições climáticas para produzir o Icewine são alcançadas na Alemanha. Por conta disso, o Icewine alemão, também conhecido como Eiswein, é um dos mais valorizados.

Áustria e Eslovênia são outros países que produzem o Icewine, mas em uma escala muito menor. 

Canadá
Canadá

Como é Produzido o Icewine?

O Icewine é produzido com uvas congeladas ainda na videira, entre a temperatura de -8°C a -7°C.

Estima-se que apenas 10% a 20% das uvas colhidas acabam sendo utilizadas na elaboração do Icewine

Após a colheita, as uvas congeladas são prensadas, geralmente em uma prensa pneumática. 

Segue-se, então, o processo de fermentação, que é realizado com leveduras selecionadas, em temperaturas muito baixas.

O período de fermentação é bastante longo, podendo durar entre três e seis meses. O resultado é vinho extremamente concentrado, com baixo teor alcoólico e alto nível de açúcar residual.  

Produção do Icewine
Produção do Icewine

Quais Uvas são Utilizadas no Icewine?

As uvas utilizadas na produção do Icewine precisam contar com pele grossa, para evitar que os bagos se rompam durante o congelamento. 

Além disso, as castas também devem ser resistentes à podridão, pois são utilizadas apenas uvas sadias na elaboração do Icewine.

A Riesling é a mais popular uva utilizada na produção do Icewine na Alemanha. 

Já no Canadá  a maior parte dos produtores optam pela Vidal, uma variedade híbrida, criada a partir do cruzamento da Trebbiano (Ugni Blanc) e Rayon d’Or.

Apesar de a maior parte dos vinhos Icewine serem elaborados com uvas brancas, também é possível encontrar exemplares produzidos com uvas tintas, como Cabernet Franc e Merlot.

Riesling
Riesling

Quais são as Características do Icewine?

Um vinho de sobremesa, o Icewine caracteriza-se pelo seu alto nível de açúcar residual, que fica entre 180 e 320 gramas por litro.

Apesar da grande doçura, o Icewine não é vinho enjoativo, pois conta com alta acidez e baixo teor alcoólico, o que contribui para o equilíbrio no paladar.

Visualmente, os vinhos Icewine elaborados com uva brancas, como Riesling, tendem a apresentar coloração dourada, enquanto os produzidos com uvas tintas, como Cabernet Franc, mostram nuances mais escuras, puxando para o bordô. 

No nariz, o Icewine revela um bouquet aromático complexo, onde destacam-se aromas de frutas cítricas, como tangerina, notas de mel, além de toques de gengibre.

Características do Icewine
Características do Icewine

Como Harmonizar o Icewine?  

Por conta de seus sabores e aromas intensos, o Icewine é um ótimo aperitivo, acompanhando bem sobremesas à base de nozes e chocolate, como mousses, bolos e tortas.

Queijos azuis, como Gorgonzola e Roquefort, são uma aposta certeira para harmonizar com o Icewine.

E não é só isso, o Icewine também pode ser servido na companhia de saladas, entradas e tábuas de frios.

Queijo Gorgonzola
Queijo Gorgonzola

E você, já provou o Icewine?