Viu Manent é uma tradicional vinícola chilena que goza de grande prestígio no mundo do vinho.

José Miguel Viu, Co-proprietário e Gerente Geral da Viu Manent, concedeu uma entrevista exclusiva para a DiVinho, falando do renomada terroir do Vale do Colchagua e de seus rótulos de sucesso, como Viu 1, Viu Infinito e El Incidente, confira!

José Miguel Viu
José Miguel Viu

A Viu Manent é uma vinícola familiar, estando nas mãos da família Viu desde sua fundação. Conte um pouco dessa história.

A Viu Manent é uma vinícola chilena, propriedade da família Viu.

Miguel Viu García e seus dois filhos, Agustín e Miguel Viu Manent, fundaram, em 1935, as Adegas Viu em Santiago do Chile, dedicando-se ao comércio e embalagem de vinhos para o mercado local com a marca Vinos Viu.

Mas Miguel Viu Manent sonhava em fazer seus próprios vinhos, realizando esse desejo em 1966, quando adquiriu a Hacienda San Carlos de Cunaco no Vale do Colchagua.

Essa antiga e tradicional propriedade contava com cento e cinquenta hectares de antigos e nobres vinhedos, além da adega e da casa patronal.

Os vinhedos da Viu Manent estão localizados em uma das mais prestigiadas regiões vitivinícolas do Chile, o Vale do Colchagua. Quais os diferenciais deste terroir? 

O Vale do Colchagua é uma das regiões vitivinícolas mais conhecidas do Chile, gozando de grande prestígio por seus corpulentos Cabernets, Carménères, Syrahs e Malbecs, que, regularmente, alcançam excelentes pontuações da crítica especializada. 

A maioria das vinícolas estão agrupadas no centro do Vale, embora já existam novos vinhedos que começam a surgir pelas ladeiras das serras e explorando a fronteira oeste da região, próximo ao mar.

O Vale do Colchagua é um corredor formado por dois cordões transversais da Cordilheira dos Andes que se abrem em direção ao oceano, constituindo os limites sul e norte.

Pelo leste, está limitado pela Cordilheira dos Andes, e, ao oeste, com a Cordilheira da Costa e o Oceano Pacífico.

A baixa altitude da Cordilheira da Costa, cerca de quinhentos metros acima do nível do mar, proporciona uma grande influência marítima ao Vale do Colchagua.

Vinhedo El Olivar
Vinhedo El Olivar

O vinhedo São Carlos é um dos mais antigos do Chile, com videiras importadas da França antes da praga Filoxera. Como é trabalhar com uma propriedade tão importante?

São Carlos, é o vinhedo original da Viu Manent. Localizado na Denominação de Origem (D.O.) do Vale do Colchagua, em Santa Cruz.

Estabelecido em meados do século XIX, com videiras importadas da França, pré-filoxera. 

É um dos vinhedos mais antigos do Chile. 

A superfície plantada é de cento e cinquenta hectares, com variedades como Cabernet Sauvignon, Malbec e Merlot, de uvas tintas, Chardonnay, Sauvignon Blanc, Sémillon e Viognier, de uvas brancas. 

Viu 1 é um verdadeiro ícone da vinícola. Como é sua produção?

Viu 1 representa toda a experiência e especialização da Viu Manent em Malbec, um tributo ao fundador da vinícola Don Miguel Viu Manent.

É um vinho único, de edição limitada e com garrafas numeradas

É produzido a partir de uma rigorosa seleção de vinhas velhas de Malbec, com mais de um século de idade, oriundas da parcela N° 4 do vinhedo San Carlos, localizado nas proximidades de Cunaco, no Vale de Colchagua. 

Vinho Viu 1
Vinho Viu 1

El Incidente é elaborado com a uva Carménère, uma cepa que tornou-se sinônima com a Chile. Conte-nos um pouco sobre a inspiração por trás desse rótulo. 

El Incidente é a aposta da Viu Manent com a uva Carménère, hoje considerada a cepa emblemática do Chile, que desapareceu do Velho Mundo em meados do século do século XIX, em decorrência de praga Filoxera, e foi redescoberta no Chile no início dos anos noventa. 

Batizamos este vinho com o nome El Incidente em memória à mítica viagem que José Miguel Viu B, representando a terceira geração da família Viu, realizou junto com grupo de amigos, sobrevoando os vinhedos no Vale do Colchagua. 

A aventura terminou inesperadamente quando o balão em que eles estavam caiu em um mercado ao ar livre no povoado de Santa Cruz, diante dos olhares surpreendidos de muitos espectadores.

As uvas que compõe o El Incidente são provenientes de uma seleção dos melhores vinhedos da Viu Manent, no Vale de Colchagua.

Carménère é oriunda do vinhedo La Capilla, Malbec, do vinhedo San Carlos, e Petit Verdot, do vinhedo El Olivar.

Vinho El Incidente
Vinho El Incidente

Secreto é uma linha de vinhos modernos, como uma mistura secreta em cada vinho. Fale um pouco dessa gama.

Secreto é uma linha de vinhos de estilo moderno e fresco, onde arte e terroir se unem para dar vida a uma gama em que as variedades têm muito o que expressar.

Os rótulos foram desenvolvido por uma artista chilena, interpretando os “oito segredos” da Viu Manent.

No início, esta linha tinha como foco o uso de uvas menos conhecidas, que produzem vinhos aromáticos, frescos e de muita expressão.

Existe uma mistura secreta, cuidadosamente guardada pelo enólogo, que compõe até 15% de cada rótulo.

Gama de Vinhos Secreto
Gama de Vinhos Secreto

Viu Infinito é um excelente assemblage. Como é sua produção?

O símbolo do infinito representa o eterno movimento cósmico, base de regeneração e de mudança.

Sua verticalidade formal, que é o número 8, reflete o equilíbrio entre forças antagônicas.  

Viu Infinito simboliza, por um lado, a mudança e a busca permanente de identidade em nossos vinhos, e pelo outro, o equilíbrio no balanço das variedades que formam este assemblage, principalmente Cabernet Sauvignon e Malbec, oriundas do centenário vinhedo San Carlos, localizado no coração do Vale do Colchagua.

Vinho Viu Infinito
Vinho Viu Infinito

A gama Viu Manent Reserva conta com vinhos com ótimo custo-benefício. Fale um pouco dessa linha. 

As gamas Viu Manent representam a coluna vertebral da vinícola, carregando o nome e representando os valores da empresa. 

A linha Reserva representa a mais pura identidade das uvas produzidas no Vale do Colchagua.

Os vinhos se destacam por sua juventude e máxima expressão da fruta, cheios de cores, aromas e sabores.

São rótulos ideais para beber em qualquer ocasião.

Existe uma nova geração de jovens que estão descobrindo os prazeres dos vinhos, como é atender esse público? 

Realmente, os millennials e a geração X estão crescendo fortemente como consumidores de vinhos.

Eles se informam, primariamente, pelas redes sociais e por influenciadores digitais.

Dessa forma, focamos nossa comunicação nessas plataformas, usando uma linguagem simples e encantadora para divulgar nossos vinhos.

Quais rótulos da Viu Manent você recomenda para quem está conhecendo a vinícola? 

As linhas Secreto e Viu Manent Reserva são bastante atrativas para aqueles que estão começando a conhecer nossos vinhos. Viu Manent Gran Reserva e Single Vineyard também são ótimas opções. 


Você encontra os melhores vinhos da Viu Manent na DiVinho! E você, já provou os rótulos da vinícola?