Está procurando um drink sofisticado e refrescante? Aposte no Kir Royal, que combina Champagne com Licor Creme de Cassis.

Aprenda, nesse artigo da DiVinho, como preparar o drink Kir Royal! 

Qual é a Origem do Kir Royal?

Segundo reza a lenda, o Kir Royal, também conhecido como Kir Royale, foi criado por Félix Kir, um padre catolico que fazia parte da resistência francesa contra a invasão das tropas nazistas durante a Segunda Guerra Mundial.

Félix Kir primeiro criou o drink Kir, com vinho branco e licor Lejay Creme de Cassis. Isso porque os nazistas confiscaram todos os vinhos tintos da Borgonha.

Depois, veio o Kir Royal, a versão mais sofisticada do drink, onde o vinho branco foi substituído por Champagne.

O padre Félix Kir é considerado um herói nacional da França, já que recusou-se a deixar a cidade de Dijon quando a Borgonha foi invadida pelos nazistas.

Ele ajudou mais de quatro mil prisioneiros escaparem de um campo de concentração na região. Por conta disso, foi condecorado com um título da Ordem Nacional da Legião de Honra.

Félix Kir
Félix Kir

Como preparar o Kir Royal?

Ingredientes

  • 10 ml de Licor Creme de Cassis
  • 90 ml de Champagne
  • Frutas vermelhas para decorar (morango, framboesa, etc)

Modo de Preparo

Em uma taça de Champagne, coloque o Licor Creme de Cassis, cubra com o Champagne bem gelado.

Decore a taça com frutas vermelhas e sirva o Kir Royal em seguida.

Kir Royal
Kir Royal

Recomendação da DiVinho – Melhores Champagnes

Para preparar o Kir Royal você vai precisar de Champagne, mas atenção na hora da escolha, todo Champagne é um espumante, mas nem todo espumante é um Champagne.

Para receber o nome Champagne, o espumante deve ser elaborado dentro da região vitivinícola de Champagne, na França, segundo o Método Champenoise, onde a segunda fermentação, que dá origem às borbulhas, ocorre dentro da garrafa.

Os melhores Champagnes contam com preço elevado, mas pode apostar que valem a pena, pois gozam de extrema elegância e sofisticação. 


E você, já experimentou o Kir Royal?