Você já ouviu falar do Leitão da Bairrada? Esse prato é um verdadeiro ícone da região da Bairrada, no centro de Portugal.

Nós, da DiVinho, preparamos um artigo com tudo que você precisa saber sobre o Leitão da Bairrada, incluindo sua origem, como preparar e harmonizar essa iguaria, confira! 

Leitão da Bairrada – O Que é?

O Leitão da Bairrada, também conhecido como Leitão à Bairrada, é um prato tradicional da região da Bairrada, que fica localizada na zona central de Portugal.

A iguaria consiste em um pequeno leitão assado lentamente em um espeto, de modo que a pele fique dourada e crocante e a carne muito macia.

Os leitões, das raças Bísaro, Bairradinus e malhado de Alcobaça, se alimentam apenas do leite da mãe, o que contribui para a maciez da carne, e são abatidos entre um mês e um mês e meio de idade, quando alcançam o peso ideal, entre seis e oito quilos.

Porcos da Raça Malhado de Alcobaça
Porcos da Raça Malhado de Alcobaça

Após o abate, começa o cuidadoso processo de preparação do prato. O leitão é colocado em um espeto, coberto, por dentro e por fora, com uma pasta preparada a partir da banha do porco e temperos, como alho, louro e pimenta.

O leitão, então, é levado para assar em um fogão à lenha, cozinhando lentamente por um período de uma hora e meia a duas horas.

O Leitão da Bairrada é tradicionalmente servido inteiro, decorado com rodelas de laranja, batatas cozidas, ou fritas, e uma salada simples. 

E, realmente, não precisa mais que isso, já que o prato é maravilhoso por si próprio. A combinação da casquinha crocante com a carne tenra é divina. 

Se tiver a oportunidade, experimente um autêntico Leitão da Bairrada, você não irá se arrepender! 

Qual é a Origem do Leitão da Bairrada?

Bairrada
Bairrada

O primeiro registro do Leitão da Bairrada é do ano de 1743, de uma receita publicada pelo Mosteiro do Lorvão ou pelo Mosteiro da Vacariça.

Entretanto, estima-se que o prato possa ser mais antigo, já que a região da Bairrada ganhou destaque no país pela criação de leitões ainda no século XVII.

A comercialização do Leitão da Bairrada ganhou força do início para a metade do século XX, sendo encontrado nos concelhos da Mealhada, Anadia, Águeda, Oliveira do Bairro, Cantanhede e no norte do concelho de Coimbra.

Em 1995 foi fundada a Confraria Gastronómica do Leitão da Bairrada, com o objetivo de regulamentar e defender a comercialização do prato dentro da região da Bairrada. 

Recentemente, em 2011, o Leitão da Bairrada foi reconhecido como uma das Sete Maravilhas da Gastronomia de Portugal, fazendo parte do patrimônio histórico e gastronômico do país.

Figuram nessa lista outros típicos pratos portugueses, como o Pastel de Belém, o Caldo Verde e a Sardinha Assada.

Como Preparar o Leitão da Bairrada?

Leitão da Bairrada
Leitão da Bairrada

Ingredientes

  • 1 leitão de cerca de 6 quilos limpo e sem as vísceras
  • 70 gramas de banha de porco
  • 2 cabeças de alho amassadas
  • 1 ramo de salsa picada
  • 2 folhas de louro moídas
  • Sal grosso a gosto
  • Pimenta-do-reino a gosto
  • Rodelas de laranja
  • Vinho branco

Modo de Preparo 

Lave o leitão em água quente e deixe escorrer até estar bem seco.

Faça uma pasta com a banha, o alho, a salsa, o louro, o sal grosso e a pimenta.

Enfie o leitão em um espeto grande e cubra-o com a pasta por dentro e por fora. 

Leve o leitão ao forno a lenha ou à uma churrasqueira com carvão.  O leitão deve cozinhar em fogo baixo, por um período de uma meia a duas horas. 

Durante o cozimento, de tempos em tempos, borrife o leitão com o vinho branco, para que a pele não fique seca.  

Quando estiver no ponto retire o leitão do espeto e sirva-o em uma travessa, decorando com as rodelas de laranja. 

A forma mais tradicional é levar o leitão à mesa inteiro, cortando apenas na hora de servir os convidados. 

Como Harmonizar o Leitão da Bairrada?

Uva Baga
Uva Baga

Para harmonizar com os sabores intensos do Leitão da Bairrada, a melhor opção são os vinhos tintos elaborados com a uva Baga, que é nativa da região vitivinícola da Bairrada.

Uma variedade muito aromática, a Baga dá origem a vinhos de coloração profunda, com acidez marcada e boa presença tânica, características ideais para acompanhar carnes de porco.

E claro, é impossível falar da uva Baga sem mencionar o produtor Luis Pato, um dos embaixadores do vinho da Bairrada, que especializou-se no cultivo da variedade. 


E você, já conhecia o Leitão da Bairrada?