Os vinhos da Califórnia figuram em um lugar de destaque entre os grandes rótulos do Novo Mundo!

Nós, da DiVinho, preparamos um artigo com tudo que você precisa saber sobre os melhores vinhos californianos, confira!   

Vinho Californiano 

Os vinhos da Califórnia são alguns dos melhores do Novo Mundo.

É possível encontrar desde rótulos frescos e fáceis de beber até vinhos mais concentrados e encorpados, tudo isso sem perder a elegância. 

Além dos seus renomados vinhos tintos e vinhos brancos, a Califórnia também produz ótimos vinhos rosés, vinhos fortificados, vinhos de sobremesa e espumantes.

Ou seja, há um vinho californiano para agradar todos os gostos! 

Califórnia

A Califórnia é o estado mais populoso dos Estados Unidos, com mais de trinta e sete milhões de habitantes.

A área da Califórnia estende-se por quase 1.500 quilômetros ao longo da costa do Oceano Pacifico, desde a fronteira com o México.

Hoje, existem mais de mil e duzentas vinícolas na Califórnia, responsáveis por 90% de toda a produção dos Estados Unidos.

Para se ter uma ideia, se a Califórnia fosse um país, seria o quarto maior produtor de todo o mundo, ficando atrás apenas da França, Itália e Espanha.  

Califórnia
Califórnia

Clima e Terroir

Por conta de sua extensão, o estado da Califórnia apresenta uma grande variedade de climas e terroirs.

A maior parte das vinícolas concentram-se na região entre a costa do Oceano Pacifico e o Vale Central. 

O Oceano Pacífico e grandes baías, como a Baía de São Francisco, trazem ventos frios e neblina, que equilibram o calor e o sol.

O clima mediterrâneo é o principal, mas há também regiões com clima mais seco na parte continental do estado. 

Vinhedos na Califórnia
Vinhedos na Califórnia

Principais Regiões Vitivinícolas 

A Califórnia é dividida em quatro grandes regiões vitivinícolas, a Costa Norte, a Costa Central, a Costa Sul e o Vale Central.

Na Costa Norte está localizado o Vale de Napa (Napa Valley) e Sonoma, duas das principais regiões vitivinícolas da Califórnia.

Na Costa Central destacam-se as regiões de Santa Bárbara, Santa Clara e Passo Roble.

Na Costa Sul, localizada na fronteira com o México, as principais regiões vitivinícolas são a do Vale de Temecula e do Vale de Antelope.

Já no Vale Central, a região vitivinícola de Lodi merece destaque. 

Vale de Napa
Vale de Napa

Principais Uvas

Entre as uvas brancas quem domina soberana é a Chardonnay.

Outras variedades brancas que se destacam são Sauvignon Blanc, Chenin Blanc, Colombard, Gewürztraminer, Marsanne, Pinot Blanc, Riesling, Roussanne, Sémillon e Viognier.

A Cabernet Sauvignon é a uva tinta que apresenta a maior área de cultivo.

Outras variedades tintas que se destacam são Merlot, Pinot Noir, Syrah, Zinfandel (Primitivo), Barbera, Cabernet Franc, Carignan, Grenache, Malbec, Mourvèdre, Petite Sirah, Petit Verdot, Sangiovese e Tannat.

Zinfandel – A Joia da Califórnia

A Zinfandel foi por quase um século a uva tinta mais cultivada na Califórnia, posto que perdeu com a chegada da Cabernet Sauvignon no início do século XX.

Conhecida como a joia da Califórnia, a Zinfandel na verdade é a mesma variedade que a Primitivo, famosa na região vitivinícola da Puglia, na Itália.

Tanto a Primitivo quanto a Zinfandel são clones da uva croata Crljenak Kastelanski.

Na Califórnia, a Zinfandel encontrou seu terroir ideal, dando origem a vinho tintos ricos, encorpados e muito aromáticos. 

No nariz revelam aromas de frutas vermelhas maduras, como amora, framboesa, oxicoco e groselha, notas de especiarias, como pimenta-preta, além de toques de tabaco e café.

Em boca apresentam taninos macios e acidez moderada.  

Uva Zinfandel
Uva Zinfandel

História do Vinho na Califórnia 

Chegada das Primeiras Videiras 

As primeiras videiras chegaram à Califórnia durante o século XVII, pelas mãos de missionários espanhóis.

Os vinhos, nessa época, eram utilizados para os ritos sacros e no consumo do dia a dia dos habitantes das missões.

Em 1783 foi construída a primeira vinícola da Califórnia, em San Juan Capistrano, sob o comando do Padre Junípero Serra.

Ali eram produzidos vinhos tintos, vinhos brancos, brandy e um vinho fortificado similar ao vinho do Porto, comercializado sob o nome Angelica. 

A principal uva utilizada na produção dos vinhos da Califórnia nessa época era a Mission, também conhecida como Missão ou Criolla, originária da Espanha. 

A Corrida do Ouro, que ocorreu durante a metade do século XIX, trouxe um grande fluxo de pessoas para a Califórnia e aumentou a demanda da indústria vitivinícola, principalmente nos condados de Sonoma e Napa.

A primeira vinícola comercial californiana, que não estava ligada a Igreja, foi fundada em 1857, por Agoston Haraszthy, no condado de Sonoma. 

Nesse mesmo período, são inauguradas algumas das mais antigas vinícolas da Califórnia, que continuam em operação até hoje, como Buena Vista Winery, Gundlach Bundschu, Inglenook Winery, Markham Vineyards and Schramsberg Vineyards.

Praga Filoxera
Praga Filoxera

A Praga Filoxera e a Lei Seca

O final do século XIX trouxe consigo o advento da praga Filoxera, que dizimou os vinhedos de toda a Europa, trazendo grandes prejuízos para países como França, Itália, Espanha e Portugal.

Uma das técnicas empregadas para combater a Filoxera foi a utilização de porta-enxertos de videiras americanas, que são naturalmente resistentes à praga, já que são nativas da América do Norte.

Muitos produtores aproveitaram essa oportunidade para trazer outras variedades para a Califórnia, como Cabernet Sauvignon, Chardonnay, Merlot, Pinot Noir, Sauvignon Blanc, Syrah e Zinfandel (Primitivo), entre outras.

Estima-se que na virada para o século XX mais de trezentas variedades já eram cultivadas na Califórnia e mais de oitocentas vinícolas encontravam-se em atividade. 

Essa parecia ser a grande oportunidade para que os vinhos californianos conquistassem o mundo.

Mas tudo mudou em 16 de janeiro de 1919, quando o governo prorrogou a Décima Oitava Emenda à Constituição, que institui a Lei Seca em todo o território dos Estados Unidos.

A maior parte das vinícolas tiveram seus vinhedos e adegas destruídos.

As poucas que sobreviveram converteram seu negócio para a produção de suco de uva e derivados.

Em 1933, quando a Lei Seca acabou, apenas cento e quarenta vinícolas ainda continuavam em operação. 

Steven Spurrier
Steven Spurrier

O Julgamento de Paris

A indústria vitivinícola da Califórnia demorou muitos anos para se reerguer após a Lei Seca.

Até a década de sessenta o estado focava sua produção em vinhos fortificados, elaborados com as uvas Carignan e Thompson.

Mas mudanças estavam acontecendo.

Um grupo de jovens produtores, que incluía o renomado enólogo Robert Mondavi, começaram a experimentar novos estilos de vinhos, aplicando modernas técnicas de vinificação que impactaram diretamente na qualidade.

O grande reconhecimento desse trabalho aconteceu em 24 de maio de 1976, com o Julgamento de Paris.

O especialista em vinhos Steven Spurrier organizou uma degustação às cegas na cidade de Paris.

Ele colocou os melhores vinhos da Califórnia lado a lado com os grandes rótulos de Bordeaux e da Borgonha. 

Os resultados surpreenderam a todos! Os vinhos californianos foram os preferidos por todos os presentes.

O Château Montelena Chardonnay 1973 foi eleito como o melhor vinho branco e o Cabernet Sauvignon da Stag’s Leap Wine Cellars conquistou o posto de melhor vinho tinto.

Depois dessa degustação o mundo começou a ver os vinhos californianos com outros olhos.

Hoje, existem mais de mil e duzentas vinícolas na Califórnia e os rótulos de Sonoma e Napa são muito apreciados pelos enófilos.  

Opus One – Um dos Melhores Vinhos do Mundo! 

Entre os vinhos californianos um rótulo que se destaca é o Opus One.

Um projeto conjunto do Barão Philippe de Rothschild, dos Domaines Barons de Rothschild (Lafite), e do renomado produtor americano Robert Mondavi, que teve seu início em 1980, com o primeiro vintage, da safra de 1979, sendo lançado em 1984.

Opus One logo se tornou um grande sucesso de vendas, desfrutando, também, de reconhecimento da crítica especializada.

Na safra de 2016, o Opus One conquistou 99 pontos do crítico James Suckling e 98 pontos de Robert Parker.

Um blend das uvas Cabernet Sauvignon, Merlot, Petit Verdot, Cabernet Franc e Malbec, oriundas de vinhedos localizados em Napa, na Califórnia, Opus One é um vinho realmente excepcional!

Recomendações da DiVinho – Melhores Vinhos Californianos 


E você, qual seu vinho californiano preferido?