Emiliana Organic Vineyards é um dos maiores produtores de vinhos orgânicos do mundo.

Noelia Orts Agulló, Enóloga da Emiliana Organic Vineyards, concedeu uma entrevista exclusiva para a DiVinho, falando da história da vinícola, da agricultura orgânica e biodinâmica, e de seus renomados rótulos, como Coyam, Gê e a linha Adobe, confira:

Noelia Orts Agulló
Noelia Orts Agulló

Conte-nos um pouco da história da Emiliana Organic Vineyards.

Emiliana Organic Vineyards nasceu em 1986, como uma vinícola pioneira na elaboração de vinhos varietais.

Foi em 1998 que deu o salto para a produção de vinhos orgânicos, promovido pelos Irmãos José e Rafael Guilisasti.

Hoje,  Emiliana conta com mil hectares de vinhedos com certificação orgânico e biodinâmica, e quinhentos e setenta hectares de áreas de preservação de paisagens naturais, localizados nas mais renomadas regiões vitivinícolas do Chile.

A vinícola dedica-se à agricultura orgânica e biodinâmica. Como essas práticas sustentáveis são aplicadas no processo de produção dos vinhos?

A maior parte das pessoas sabe o que é a agricultura orgânica, como cultivar um vinhedo sem produtos químicos sintéticos para controlar pragas ou fertilizar os solos.

Mas a parte da vinificação é menos conhecida. 

Elaborar um vinho orgânico, biodinâmico e vegano é fazer um vinho com mínima intervenção.

Os insumos que você pode usar são muito limitados e devem também contar com certificação orgânica. 

Não utilizamos nenhum produto de origem animal, como as gelatinas, e no caso dos vinhos biodinâmicos como Coyam e Gê, a fermentação é realizada com leveduras nativas, que estão naturalmente presentes nas uvas.

Além disso, também seguimos as fases da lua, para a colheita, a trasfega e o engarrafamento.

Vinhedos Emiliana Organic Vineyards
Vinhedos Emiliana Organic Vineyards

Emiliana conta com vinhedos nas mais renomadas regiões vitivinícolas do Chile, como Colchagua e Casablanca. Quais os diferenciais desses célebres terroris?

Emiliana possui vinhedos em diferentes regiões vitivinícolas: Casablanca, com solo de granito vermelho e influência do Oceano Pacífico, ideal para o cultivo de variedade brancas, além de Syrah e Pinot Noir.

As temperaturas médias em Casablanca são mais frias do que em outras regiões e isso ajuda a manter uma rica acidez natural.

Colchagua é onde nasce o nosso emblemático vinho Coyam. Um vinhedo de clima mediterrâneo, com solos vulcânicos, cuja rocha mãe é o granito.

Este terroir tem outra particularidade, está localizado aos pés de um cordão montanhoso, e, ao mesmo tempo, muito próximo do rio Tinguiririca, que proporciona um mosaico de texturas coluviais e aluviais.

Totihue é o nosso vinhedo mais próximo da Cordilheira dos Andes, também de origem vulcânica, mas com maior presença de basalto.

Situado na Pré-Cordilheira dos Andes, a uma altitude mais elevada, cerca de quinhentos metros acima do nível do mar, com dias quentes e noites frias.

Em Bío Bío, nosso vinhedo está localizado a cerca de quinhentos quilômetros ao sul de Santiago do Chile.

Com suaves colinas avermelhadas, próximo ao rio Bío Bío, e temperaturas mais baixas.

Vinhas Orgânicas
Vinhas Orgânicas

O Vale do Bío Bío é uma região ainda pouco explorada pela indústria vitivinícola. Por que a  Emiliana Organic Vineyards decidiu investir neste terroir?

As mudanças climáticas levaram Emiliana a buscar regiões onde a água não seja um bem escasso e as temperaturas sejam mais amenas.

Na região de Bío Bío a precipitação anual é de cerca de 1.500 mm.

Foi um grande desafio praticar a agricultura orgânica com essa quantidade de chuvas, pois elas favorecem o desenvolvimento de fungos, como botrytis.

Mas, depois de muito trabalho, é o vinhedo orgânico certificado mais ao sul do Chile.

Pinot noir, Chardonnay, Sauvignon Blanc, Riesling e Gewürztraminer são as variedades que brilham nesse terroir. 

Coyam é um verdadeiro cartão de visitas da Emiliana Organic Vineyards. Fale um pouco desse grande rótulo.

Coyam foi o primeiro vinho que produzimos segundo os princípios da agricultura orgânica, muitos sonhos e esperanças foram colocados nele.

Emiliana queria ser capaz de fazer vinhos orgânicos de alta qualidade e prestígio 

A primeira safra do Coyam foi lançada em 2001 e, desde o seu nascimento, vem conquistando prêmios e reconhecimentos.

Isso confirma o sucesso da intuição dos Irmãos Guilisasti, que foram os grandes motores da mudança para a iniciativa orgânica e sustentável, sem deixar de lado a responsabilidade social corporativa.

Coyam é produzido com um assemblage de uvas tintas, oriundas do nosso vinhedo Los Robles, localizado no Vale do Colchagua.

Com este blend queremos representar o ano em que foi elaborado, por isso, não é uma receita fixa.

O atrativo do Coyam é justamente a diversidade, presente nas variedade que o compõem, como Syrah, Carménère, Cabernet, Malbec, Grenache e Carignan,  entre outras, visando expressar fielmente os conceitos de vintage e de terroir. 

Vinho Coyam
Vinho Coyam

O Vinho Gê representa a expressão máxima da agricultura biodinâmica da Emiliana Organic Vineyards. Como é sua produção?

Gê vem do nosso vinhedo Los Robles, no Vale do Colchagua, oriundo de vinhas com mais de vinte e cinco anos de idade, que são podadas de acordo com o calendário biodinâmico, que se baseia nas fases da lua e na posição das constelações.

É realmente um vinho que vem do céu.

As uvas são colhidas seguindo o calendário biodinâmico, também respeitamos estes ciclos durante a trasfega e o engarrafamento na adega.

A verdade é que a biodinâmica é praticada em todos os nossos campos, que contam com a certificação Demeter. 

Na Emiliana damos grande importância ao trabalho do solo, buscando viabilizá-lo e aumentar a atividade microbiológica, que é um dos pilares da biodinâmica, através da utilização de um composto que fazemos com os restos da fermentação, cascas e engaço. 

A biodinâmica é baseada em minerais, como o quartzo, ou em plantas, como a camomila, a mil-folhas e a urtiga, que têm, sem dúvidas, um efeito na expressão vital dos nossos vinhos.

Vinho Gê
Vinho Gê

Adobe é um linha de vinhos com ótimo custo-benefício. 

Adobe é uma gama orgânico e vegana, são vinhos que refletem muito bem a tipicidade de cada variedade.

São rótulos honestos, puros, aromáticos e fáceis de beber. Uma linha ideal para adentrar no mundo dos vinhos e conhecer melhor cada cepa. 

Existe uma nova geração de jovens que estão descobrindo os prazeres dos vinhos, como é atender esse público?

Os jovens têm uma maior consciência ambiental, estão tendo que conviver com as mudanças que o planeta está passando, não são conformistas e sabem escolher.

Por isso, sinto que naturalmente irão procurar vinhos, ou qualquer outro produto, que seja produzido da forma mais respeitosa possível, tanto para com o meio ambiente, quanto com as pessoas.

Portfólio Emiliana Organic Vineyards
Portfólio Emiliana Organic Vineyards

Quais rótulos da Emiliana Organic Vineyards você recomenda para quem está conhecendo a vinícola?

Começo recomendando a  linha Adobe, que são vinhos sem madeira e muito frutados, ideais para qualquer ocasião.

O Adobe Rosé é um verdadeiro sucesso, puro e fresco, ótimo para dias quentes. 

Buscando algo mais complexo, a linha Nova é uma boa sugestão, principalmente o Carménère.

Emiliana conta com uma grande tradição no cultivo e produção da variedade, e Nova Carménère vem do nosso melhor vinhedo no Vale do Colchagua.

E, obviamente, não posso deixar de recomendar Coyam. Um vinho da mais alta qualidade e pioneiro na América Latina como um assemblage orgânico e biodinâmico. 

Gê, também, que é nosso topo de linha, onde o know-how da Emiliana Organic Vineyards e a agricultura biodinâmica mostram sua melhor expressão.  


Você encontra os melhores vinhos da Emiliana Organic Vineyards na DiVinho! E você, já provou os rótulos da vinícola?