Um dos vinhos mais conhecidos e apreciados é o Malbec Argentino. Conheça mais da história do rótulo deste vinho!

Catena Zapata Malbec Argentino é um vinho, que como o próprio nome já diz, representa o potencial máximo de um Malbec Argentino.

Seu rótulo, onde são representados os estágios da história do Malbec, é motivo de grande curiosidade.

Pensando nisso, nós, da DiVinho, preparamos esse artigo para explicar o simbolismo por trás do rótulo do Malbec Argentino. Confira!

O Vinho Malbec Argentino

Malbec Argentino é um dos grandes vinhos da Catena Zapata, um dos mais renomados e reconhecidos produtores da Argentina.

Esse rótulo conquistou excepcionais pontuações de renomados críticos, como Robert Parker e James Suckling, desde sua primeira safra em 2004. 

Um vinho de incrível finesse, com taninos maduros e boa acidez.

Uma verdadeira raridade, esse Malbec apresenta um excepcional potencial de guarda, podendo envelhecer por até quarenta anos!

O Rótulo do Malbec Argentino

A ilustração do rótulo do Malbec Argentino foi concebida para representar, de maneira simbólica, os estágios da história da uva Malbec.

Desde a Idade Média até os dias de hoje, por meio de quatros mulheres, Eleanor of Aquitaine, a Imigrante, a Phyloxera e Adrianna Catena.

Rótulo do Malbec Argentino
Rótulo do Malbec Argentino

Eleanor of Aquitaine

Eleanor of Aquitaine
Eleanor of Aquitaine

A primeira mulher na história do Malbec é Eleanor of Aquitaine, Rainha da França e da Inglaterra.

Nascida em 1122, era uma regente forte e admirada pelo seu povo.

Em sua ilustração figura a Ponte de Cahors, cidade originária da uva Malbec, e o macaco ao seus pés, um símbolo de diversão nas cortes reais.

A Imigrante

A Imigrante
A Imigrante

A segunda mulher é a Imigrante, que representa os colonizadores europeus em sua viagem ao Novo Mundo, descobrindo a América e levando as vinhas de Malbec para esse novo continente.

Na ilustração a Imigrante carrega em sua mão esquerda um mapa do Novo Mundo e na direita uma semente de uva.

Seu tronco é coberto de flechas, no estilo renascentista de São Sebastião, que representam o sofrimento dos imigrantes.

Aos seus pés estão ondas, remetendo às longas viagens em alto mar, e caravelas, similares às utilizadas por Cristóvão Colombo. 

A Phyloxera

A Phyloxera
A Phyloxera

A terceira mulher é representada pela Praga Filoxera, que destruiu grande parte dos vinhedos da Europa durante o século XIX. 

A ilustração faz uso de caveiras, que simbolizam a morte do Malbec do Velho Mundo e seu posterior renascimento no Novo Mundo.

Adrianna Catena

Adrianna Catena
Adrianna Catena

Por último, Adrianna Catena representa a quarta geração da família Catena Zapata e o renascimento da uva Malbec nos Vinhedos Adrianna de alta altitude na Argentina. 

Na ilustração é possível ver ao fundo os Andes, uma preciosa fonte de água, e os raios solares, que permitem o amadurecimento das uvas nos vinhedos entre as montanhas. 

Na mão esquerda de Adrianna estão as vinhas de Malbec e aos seus pés um violino, simbolizando a paixão da família Catena pela Música.

À direita, o globo, revela a América do Sul, e abaixo está a pirâmide da Bodega Catena Zapata, um tributo às culturas indígenas, que transformaram o deserto de Mendoza em uma terra fértil.


E você, gostou desse artigo?