Do Rio Grande do Sul para ganhar os paladares de outros lugares do Brasil. Veja como Preparar um delicioso Sagu de Vinho

O sagu é uma das sobremesas mais tradicionais do sul do Brasil, elaborada a partir de bolinhas de fécula de mandioca e vinho tinto.

A DiVinho preparou esse artigo com tudo o que você precisa saber sobre o sagu, incluindo sua origem, como preparar essa sobremesa e como harmonizá-la com vinho, confira! 

O Que é Sagu?

O sagu é uma sobremesa brasileira, bastante popular nos estados da região do Sul do país, principalmente no Rio Grande do Sul.

A sobremesa é elaborada com bolinhas de fécula de mandioca cozidas e vinho tinto, ou suco de uva tinto.

Colher de pau com bolinhas de fécula de mandioca que vão virar sagu após o cozimento.
Féculas de mandioca que vão virar sagu

Como Fazer Sagu de Vinho?

Fácil de preparar, o sagu é uma sobremesa que exige poucos ingredientes, Além disso, pode ser preparada com antecedência e ser mantida na geladeira por alguns dias.

Uma forma bastante popular de consumir o sagu é acompanhada de creme inglês, que complementa muito bem os sabores dessa sobremesa.

Aprenda, agora, como preparar o sagu e o creme de leite inglês.

Taça de Sagu com Creme inglês vista de cima
Sagu de Vinho com Creme Inglês

Sagu de Vinho com Creme Inglês

Ingredientes Sagu de Vinho

  • 2 xícaras de chá de sagu
  • 3 xícaras de chá de vinho tinto
  • 6 xícaras de chá de água filtrada
  • 1 xícara de chá de açúcar
  • 1 pedaço de canela em pau
  • 6 cravos-da-índia

Como preparar o Sagu de Vinho

Em uma tigela, hidrate o sagu com 2 xícaras de água. Deixe descansar por uma hora.

Em uma panela, adicione o vinho tinto, o açúcar, o restante da água, a canela e os cravos.  Misture bem, até o açúcar dissolver completamente.

Leve a panela ao fogo alto, quando levantar fervura adicione o sagu hidratado. Deixe cozinhar por cerca de trinta minutos, ou até que as bolinhas do sagu fiquem quase transparentes. Mexa de vez em quando durante esse período, para evitar que o sagu grude no fundo da panela.

Retire o sagu do fogo, descarte a canela e os cravos. 

Transfira o sagu para uma tigela e deixe esfriar por cerca de trinta minutos em temperatura ambiente. Após esse período, cubra o sagu com plástico filme e leve à geladeira por no mínimo duas horas antes de servir.

Sirva o sagu gelado, com uma porção de creme inglês.  

Ingredientes Creme Inglês 

  • 1 xícara de chá de leite
  • 1 xícara de chá de creme de leite
  • ⅔ de xícara de chá de açúcar
  • 4 gemas
  • ½ fava de baunilha

Como preparar o Creme Inglês

Em uma tigela, bata as gemas com ⅓ do açúcar até formar um creme, reserve.

Corte a fava de baunilha ao meio e com a ajuda de uma faca retire as sementes.

Em uma panela, adicione o leite, o creme de leite, o restante do açúcar e as sementes da fava de baunilha. 

Leve a panela ao fogo baixo, misturando delicadamente. Adicione, ao poucos, o creme das gemas. Cozinhe por cerca de cinco minutos, ou até o creme inglês engrossar.

Retire do fogo, transfira para um tigela e cubra com plástico filme. Leve para a geladeira por no mínimo duas horas antes de servir.

Qual é a Origem do Sagu?

Apesar das as bolinhas de fécula de mandioca serem originárias de países do sudeste asiatico, o sagu, a sobremesa que conhecemos hoje, tem sua origem na Serra Gaúcha, no Rio Grande do Sul.

Como citado, as bolinhas de fécula de mandioca são de origem asiática. Porém, estima-se que após a colonização da América do Sul, a mandioca, que é nativa do continente americano, foi introduzida na Ásia durante o período colonial.

A primeira indústria a fabricar bolinhas de fécula de mandioca no Brasil foi a Lorenz, uma empresa de imigrantes alemães, no início do século XX.

Não se sabe ao certo quando a receita atual do sagu foi desenvolvida, provavelmente entre o final do século XIX e o início do século XX.

Uma das hipóteses mais aceitas é que o sagu de vinho tenha evoluído de uma receita portuguesa, onde a farinha de mandioca era misturada com Vinho do Porto, dando origem a um mingau doce.

O sagu, dessa maneira, é uma sobremesa que representa a miscigenação do Brasil de forma exemplar, combinando as tradições indígena, portuguesa e alemã em uma iguaria totalmente brasileira.  

Imagem destacando cachoeiras na Serra Gaúcha para elencar a origem do Sagu.
Cachoeira na Serra Gaúcha

Recomendação da DiVinho – Melhores Vinhos para Sagu

Para preparar sobremesas, como o sagu, a recomendação é utilizar vinhos tintos mais delicados, com pouca presença tânica.

Rótulos frutados, sem passagem por madeira são os mais indicados. 

Recomendamos utilizar vinhos tintos elaborados com as uvas Pinot Noir e Merlot para preparar o sagu. 

Como Harmonizar o Sagu?

Para harmonizar com o sagu, a melhor opção é o Vinho do Porto, que conta com um alto nível de açúcar residual, combinando bem com a doçura dessa sobremesa.

O Porto Ruby, o estilo mais jovem do Vinho do Porto, com grande presença de aromas frutados, é um dos mais indicados. 


E você, já conhecia a origem do sagu?