Castello di Montepò é o projeto pessoal de um dos maiores nomes no vinho na Itália, Jacopo Biondi Santi.

Tancredi Biondi Santi, sucessor de Jacopo, no comando do Castello di Montepò, concedeu uma entrevista exclusiva para a DiVinho, falando do terroir de Scansano, do clone BBS11 da Sangiovese Grosso e de seus renomados rótulos, como Sassoalloro e Braccale, confira: 

Tancredi Biondi Santi
Tancredi Biondi Santi

O Castello di Montepò foi adquirido por seu pai, Jacopo Biondi Santi, na década de noventa. 

No final dos anos oitenta meu pai visitou a propriedade e no início dos anos noventa a adquiriu.

Era muito importante que não existissem vinhedos no Castello di Montepò no momento da aquisição, porque isso trouxe a possibilidade de Jacopo Biondi Santi estudar os solos da propriedade para garantir que pudesse alcançar os melhores resultados possíveis.

Jacopo Biondi Santi
Jacopo Biondi Santi

Os vinhedos estão localizados em Scansano, no coração de Maremma, considerada como a “Califórnia da Itália”. Quais os diferencias deste terroir?

Os terroirs do Castello di Montepó são incrivelmente variados ​​e diferentes.

A textura do solo é geralmente reconhecida como “Galestro a larga tessitura” e, o que é mais impressionante, é a diferença de mineralidade em cada microzona da propriedade.

Todos esses minerais conferem a cada microzona um incrível e diferente resultado.

Tanto, que há dois anos começamos a estuda-las, micro-vinificando essas diferentes microzonas.

Fale um pouco das peculiaridades do clone BBS11 da Sangiovese Grosso utilizado na produção dos vinhos. 

A Sangiovese Grosso BBS11 foi descoberta e estudada em Montalcino durante os anos setenta e, desde então, é reconhecida como o “clone da família Biondi Santi”.

Tem uma forma diferente dos outros clones da Sangiovese Grosso, os bagos ficam bastante próximos uns dos outros, e isso é muito importante, proporcionando a alta acidez que caracteriza a estrutura dos nossos vinhos.

Castello di Montepò
Castello di Montepò

Sassoalloro é um vinho ícone da Toscana, gozando de grande sucesso e reconhecimento desde sua primeira safra. Qual foi a inspiração para criar esse grande rótulo?

A inspiração por trás de Sassoalloro foi apenas um estudo. Jacopo Biondi Santi queria fazer experiências com o nosso clone BBS11 da Sangiovese Grosso.

Seu objetivo era voltado para o prazer e experiência do vinho nos primeiros anos após o engarrafamento, obtidos através de uma vinificação específica.

Esse sonho foi realizado em 1991, quando o primeiro vintage do Sassoalloro foi produzido e, desde então, tem sido apreciado em todo o mundo.

A vinícola de Montepò foi criada seguindo este sonho, sendo escolhida pela incrível variedade de seus solos e seu microclima específico, a dez quilômetros de distância do mar e a quinhentos metros de altitude. 

Schidione é um excelente Supertoscano, como é sua produção?

Schidione é a jóia da nossa produção. Um blend de 40% de Sangiovese Grosso BBS11, 40% de Cabernet Sauvignon e 20% de Merlot.

Resultado de um grande estudo que nos permitiu escolher as melhores microparcelas dos nossos vinhedos para produzir este incrível Supertoscano. 

A colheita é realizada manualmente, como em todos os nossos vinhos, mas, para esse rótulo realizamos uma seleção muito mais criteriosa, escolhendo cada uva, de modo que possamos vinificar apenas as melhores e mais perfeitas. 

A vinificação é realizada separadamente para cada uma das três variedades.

A fermentação acontece em cubas de aço inoxidável, com envelhecimento de vinte e quatro meses nas barricas.

Após o envelhecimento realizamos o blend final em cubas de aço inox, onde o vinho estagia por mais seis meses.

Após o engarrafamento, o vinho envelhece por seis meses na adega antes de ser lançado no mercado. 

A produção é muito limitada, de apenas duas mil e quinhentas garrafas, não sendo realizada todos anos, dependendo do resultado da colheita. 

Vinhos Sassoalloro e Schidione
Vinhos Sassoalloro e Schidione

Fale um pouco do Braccale Rosso

Braccale é um vinho maravilhoso, elaborado com um blend de 80% de Sangiovese Grosso e 20% de Merlot.

Vinificado em cubas de aço inoxidável, é um vinho muito fresco e fácil de beber. 

A Merlot suaviza muito bem a potência da Sangiovese Grosso e o resultado final é um fantástico vinho aromático, com uma estrutura muito suave, perfeito para beber todos os dias.

Castello di Montepò também produz um ótimo Morellino di Scansano. Como é trabalhar com uma D.O.C.G. (Denominação de Origem Controlada e Garantida)? 

Na minha família sempre trabalhamos com D.O.C.G.s. Morellino di Scansano é uma D.O.C.G. que vem crescendo muito rápido nos últimos anos, estamos muito orgulhosos de fazer parte desse belo grupo e região. 

Vinhedos Castello di Montepò
Vinhedos Castello di Montepò

Nem só de tintos vive a Toscana, “J”, por exemplo, é um ótimo vinho rosé. Como é sua produção?

“J”, ou “JeT”, como é chamado desde a safra de 2019, é o resultado espetacular que obtivemos da vinificação branca da nossa Sangiovese Grosso BBS11. 

A família realizou mais de dois anos de testes para garantir que o JeT Rosé poderia ser um vinho que não deixasse nada a dever quando comparado aos nossos tintos. Estamos muito orgulhosos do incrível vinho que resultou de todo esse trabalho. 

“JeT” significa “Jacopo and Tancredi” e é um vinho simbólico, que representa o trabalho que Jacopo e Tancredi estão fazendo juntos no Castello di Montepó, sempre olhando para o futuro, mas sem se esquecer do passado. 

Sala das Barricas Castello di Montepò
Sala das Barricas Castello di Montepò

Morione é inspirado nos grandes vinhos de Bordeaux e elaborado em minúsculas quantidades. Fale um pouco desse grande rótulo. 

Morione resulta da vinificação de uma única microzona, sendo 100% Merlot.

É vinificado em cubas de aço inoxidável, envelhecido por vinte e quatro meses nas melhores barricas Tonnellerie e, depois de engarrafado, estagia por mais um período de seis a dozes meses na garrafa. 

É um vinho realmente incrível, incrivelmente elegante e com uma impressionante estrutura, que permitir envelhecer por muito tempo na garrafa.


Você encontra os melhores vinhos do Castello di Montepò na DiVinho! E você, já provou os rótulos da vinícola?