Que a Argentina é um dos maiores e mais renomados produtores de vinhos do mundo é um fato.

Mas, você sabe quais são as mais expressivas uvas do país, além da clássica Malbec? 

Descubra, nesse artigo da DiVinho, quais são as 5 principais uvas da Argentina!

A Viticultura na Argentina

A viticultura foi introduzida na Argentina no século XVI, com a chegada dos colonizadores espanhóis. 

Em 1556, o padre missionário Juan Cedrón estabeleceu o primeiro vinhedo no país, na região de Mendoza, com vinhas oriundas do Chile.

Segundo estudos ampelográficos, a primeira uva cultivada na Argentina era a País, também conhecida como Criolla Chica e Mission.

A País é uma uva de mesa, da espécie Vitis Labrusca, que dominou a produção argentina por quase três séculos. Ainda hoje, a variedade ocupa mais 15 mil hectares de vinhedos no país.  

Uva País
Uva País

As primeiras uvas finas, da espécie Vitis Vinifera, desembarcaram na Argentina durante o século XVIII. 

O agrônomo francês Michel Aimé Pouget, que já havia empreendido um importante trabalho na estruturação da viticultura do Chile, foi o responsável por levar as primeiras mudas de variedades francesas para a Argentina, como Malbec, Cabernet Sauvignon, Merlot e Pinot Noir.

Com o advento da praga Filoxera, que devastou os vinhedos da Europa durante a segunda metade do século XIX e do grande fluxo migratório que ocorreu durante o mesmo período, a viticultura começou a ganhar força no Novo Mundo, em países como Chile e Argentina.

Outro importante fator para o desenvolvimento da indústria vitivinícola argentina foi a expansão da Ferrovia Transandina à região de Mendoza, no ano de 1885.

A ferrovia permitiu que os vinhos de Mendoza fossem mais rapidamente transportados até a capital Buenos Aires e dali distribuídos para o resto do país.

Mendoza
Mendoza

A produção de vinhos na Argentina quintuplicou entre o final do século XIX e a metade do século XX, entretanto, a maior parte das vinícolas ainda focava seus esforços na elaboração de vinhos de mesa de baixa qualidade, focados no mercado interno.

Isso começou a mudar durante a década de 1990, quando produtores como Nicolás Catena Zapata, da Catena Zapata, investiram em modernas técnicas de cultivo e vinificação, como o uso de tanques de aço inox e barris de carvalho francês, visando elevar a qualidade dos vinhos argentinos.

Dica DiVinho: Nós temos um artigo completo sobre a Catena Zapata, a Marca Mais Admirada do Mundo segundo a Drinks International!

Hoje, a Argentina é o quinto maior produtor de vinhos do mundo, com 70% de toda a produção concentrada na região vitivinícola de Mendoza.

Malbec

Malbec
Malbec

A Malbec é a uva mais expressiva da Argentina.

É a uva mais cultivada no país, com mais de 40 mil hectares, o que equivale a 18% de todos os vinhedos do país, segundo dados da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV).

Originária da região de Cahors, na França, a Malbec chegou à Argentina pelas mãos de Michel Aimé Pouget, no dia 17 de abril de 1853. 

Essa data foi tão importante que, desde 2001, em todo dia 17 de abril é comemorado o Malbec World Day, ou Dia Mundial da Malbec, por uma iniciativa da organização Wines of Argentina.

A Malbec adaptou-se excepcionalmente bem ao clima, com dias quentes e noites frias, e ao terroir da Argentina, de altas altitudes.

Hoje, a Argentina é o maior produtor de Malbec do mundo, concentrando 75% da produção mundial.

O Malbec Argentino é um dos vinhos mais populares e mais valorizados do Novo Mundo.  

E não é à toa, a Malbec é uma uva versátil, produzindo desde vinhos tintos despretensiosos e fáceis de gostar, feitos para o consumo imediato, até rótulos mais estruturados e envelhecidos em carvalho, que revela um ótimo potencial de guarda.

Quando jovens, os vinhos Malbec tendem a revelar aromas de frutas vermelhas e negras, como ameixa, cereja, framboesa e mirtilo.

Além de excelentes vinhos tintos, a Malbec também dá origem a ótimos vinhos rosés na Argentina, que destacam-se pelo seu grande frescor.

Com certeza, existe um Malbec Argentino para todos os gostos! 

Bonarda

Bonarda
Bonarda

A Bonarda é a segunda uva da espécie Vitis Vinífera mais cultivada da Argentina, com uma área de 19 mil hectares, o que equivale a cerca de 9% de todos os vinhedos do país. 

Originária da região de Saboia, na França, onde atende pelo nome Douce Noir, a Bonarda chegou à Argentina durante o século XIX.

Apesar de não ser tão famosa entre os consumidores de vinhos brasileiros quando a Malbec, a Bonarda dá origem a vinhos tintos estruturados e fáceis de beber.

Entre os principais aromas da uva Bonarda destacam-se notas de frutas vermelhas e negras maduras, como amora, framboesa, morango, cereja e groselha, além de nuances de especiarias.

Se tiver a oportunidade, experimente um Bonarda Argentino, garantimos que você não irá se arrepender! 

Cabernet Sauvignon

Cabernet Sauvignon
Cabernet Sauvignon

A Cabernet Sauvignon é uma das uvas tintas mais populares no mundo e na Argentina não poderia ser diferente, ela ocupa 15 mil hectares no país, o que equivale a 6.7% de toda a área cultivada. 

Originária da região vitivinícola de Bordeaux, no sudoeste da França, a Cabernet Sauvignon chegou à Argentina durante o século XVIII.

No país, a Cabernet Sauvignon dá origem a ótimos vinhos varietais, podendo ser encontrada, também, em vinhos de corte, ao lado de outras uvas populares na Argentina, como a Malbec.

Os Cabernets Argentinos contam com bom corpo, acidez bem integrada e taninos refinados. No nariz, revelam aromas de frutas negras maduras, como ameixa preta, cereja e groselha, além de notas herbáceas.

O Chile pode ser o mais famoso produtor de Cabernet Sauvignon do mundo, mas os Cabernets da Argentina não deixam nada a desejar aos exemplares do país vizinho! 

Syrah

Syrah
Syrah

A Syrah é uma das uvas tintas mais cultivadas na Argentina, ocupando uma área de 13 mil hectares, o que equivale a cerca de 5.8% de todos os vinhedos do país.

Originária da região vitivinícola do Rhône, na França, a Syrah adaptou-se muito bem ao terroir da Argentina, principalmente nas regiões de Mendoza e de Salta.

Além de dar origem a vinhos varietais, na Argentina a Syrah também é comumente utilizada em cortes com a uva Malbec.

Os Syrah da Argentina são encorpados, com taninos maduros e boa acidez. No nariz, revelam aromas de frutas negras maduras, como ameixa e amora, notas de especiarias, como pimenta-preta, além de toques de couro.

Torrontés

Torrontés
Torrontés

A Torrontés é a uva branca mais cultivada da Argentina, ocupando uma área de 8 mil hectares, o que equivale a cerca de  3.6% de todos os vinhedos do país.

Originária da região vitivinícola da Galícia, na Espanha, a Torrontés começou a ganhar popularidade na Argentina durante a segunda metade do século XX.

Hoje, os melhores Torrontés da Argentina concentram-se na região de Salta, no extremo norte do país.

Os vinhedos de Salta estão localizados entre 1.500 e 3.000 metros acima do nível do mar, oferecendo as condições ideais para o desenvolvimento da Torrontés. 

Os Torrontés Argentinos destacam-se por sua leveza, frescor e grande intensidade aromática, revelando aromas florais, como de jasmim, rosa e flor de laranjeira, notas de frutas cítricas, nuances herbais e de especiarias, além de toques de mel.


E você, qual é seu vinho argentino favorito?