A Viña Concha y Toro é a maior vinícola do Chile, sendo reconhecida em todo mundo pela alta qualidade de seus vinhos.

Com mais de um século de tradição e um portfólio que inclui gamas de sucesso, como Casillero Del Diablo e Don Melchor, é um dos produtores mais expressivos do Novo Mundo.

Ficou curioso? Então confira esse artigo, que nós, da DiVinho, preparamos para você sobre a Viña Concha y Toro!

Viña Concha y Toro 

Com mais de cento e quarenta anos de tradição, a Viña Concha y Toro é a maior vinícola do Chile, sendo responsável por 37% do mercado interno e 31.4% de todas as exportações do mercado vitivinícola chileno.

Exportando para mais de cento e dez países em todo o mundo, a vinícola conta com uma impressionante área de vinhedos, representando mais de dez mil hectares, localizados nas mais renomadas regiões vitivinícolas do Chile e da Argentina! 

O portfólio da Concha y Toro inclui rótulos de alta qualidade em todas as faixas de preço, como Casillero Del Diablo, Marques de Casa Concha e Don Melchor.

Além disso, a vinícola está por trás da criação do Almaviva, reconhecido como um dos melhores vinhos do mundo, em um projeto conjunto com Baron Philippe de Rothschild S.A.  

Dica DiVinho: Confira nossa entrevista exclusiva com Michel Friou, enólogo do Almaviva!

Viña Concha y Toro
Viña Concha y Toro 

História da Viña Concha y Toro

A Viña Concha Y Toro foi fundada no ano de 1833, pelo empresário e político Don Melchor Concha y Toro.

Quatro décadas mais tarde, em 1922 ,a companhia é constituída como uma corporação, ampliando seu estatuto para a produção de vinhos em geral.

A primeira exportação da vinícola foi realizada em 1933, com as ações da empresa sendo negociadas na Bolsa de Comércio de Santiago. 

Don Eduardo Guilisasti Tagle assumiu a presidência do Conselho Administrativo da Viña Concha Y Toro em 1957, estabelecendo a base para o projeto de expansão da companhia.  

Em 1966, é lançada a linha Casillero Del Diablo, que se tornaria a gama de mais sucesso da Viña Concha y Toro. 

O ano de 1987 marca o lançamento da primeira safra do Don Melchor, o primeiro vinho ultra-premium do Chile.

Don Melchor Concha y Toro
Don Melchor Concha y Toro

O dia 14 de outubro de 1994 representa um marco para a Viña Concha y Toro, sendo a primeira vinícola do mundo a ter suas ações negociadas na Bolsa de Valores de Nova Iorque.

Em 2001 é criada a primeira subsidiária de distribuição da companhia fora do Chile, a Concha Y Toro UK.  

O ano de 2011 traz mais um grande reconhecimento para a vinícola, sendo eleita como a Marca Mais Admirada do Mundo pela Drinks International.

Em 2013 a Concha y Toro obtém o Certificado de Sustentabilidade pela organização Wines of Chile.

Inaugurando, no ano seguinte, seu Centro de Pesquisa e Inovação.

Outro grande marco para a Viña Concha y Toro é alcançado em 2015, com a companhia sendo reconhecida como a Marca de Vinhos Mais Importante do Mundo, pelos especialistas da Intangible Business.

Mais recentemente, em 2017, Almaviva 2015, um projeto conjunto da Viña Concha y Toro com Baron Philippe de Rothschild S.A., é eleito como Vinho do Ano pelo crítico James Suckling, obtendo a pontuação perfeita, incríveis 100 pontos! 

Casillero Del Diablo – Um Sucesso de Vendas

A gama de vinhos Casillero Del Diablo foi lançada em 1966 e, com os anos, se tornou umas de maior sucesso da Viña Concha y Toro.

Hoje, Casillero Del Diablo conta com as linhas de vinhos Reserva, Reserva Especial, Reserva Privada, Leyenda, Red Blend e Devil’s Collection, com vinhos tintos, brancos e rosés.

À frente da enologia da Casillero Del Diablo estão Marcelo Papa e Márcio Ramirez, com duas décadas de experiência na vinícola.

A Lenda do Casillero Del Diablo

A Lenda do Casillero Del Diablo

Mas de onde surgiu o nome Casillero Del Diablo?

Segundo a Viña Concha y Toro, a lenda começou em 1883, quando um barco zarpou de Bordeaux, na França, com destino ao Chile, levando garrafas de vinhos muito especiais. 

Don Melchor Concha y Toro, fundador da vinícola, queria evitar que esses vinhos fossem roubados de sua bodega. Para tanto, decidiu começar a contar uma história.

A lenda dizia que a bodega da Concha y Toro era habitada pelo Diabo e aqueles que tentassem invadi-la sofreriam um destino terrível. 

Não demorou muito para que os rumores se espalhassem na região e, hoje, mais de um século depois, a lenda do Casillero Del Diablo continua viva! 

Vinho Casillero Del Diablo
Vinho Casillero Del Diablo

Vinho Don Melchor – O ícone

O Don Melchor é considerado o primeiro vinho ultra-premium do Chile e tornou-se um verdadeiro ícone da Viña Concha y Toro. 

Um blend que tem a uva Cabernet Sauvignon como estrela, oriundo do terroir de Puente Alto, aos pés da majestosa Cordilheira dos Andes, no Vale do Alto Maipo. 

O sonho de produzir um vinho de qualidade mundial começou com Don Eduardo Guilisasti Tagle, presidente da Concha y Toro.

Don Eduardo pediu a seu filho Rafael e ao enólogo da época, Goetz Von Gersdorff, que fossem a Bordeaux, apresentar ao renomado enólogo francês Emile Peynaud os Cabernet Sauvignon de Puente Alto.

Vinho Don Melchor
Vinho Don Melchor

Peynaud reconheceu imediatamente a qualidade desses rótulos e indicou seu colaborador mais próximo,  Jacques Boissenot, para liberar o projeto.

O nome escolhido para o vinho, Don Melchor, presta homenagem ao fundador da Viña Concha y Toro, Don Melchor Concha y Toro.

A primeira colheita, realizada em 1987, foi um verdadeiro sucesso!

A segunda safra do Don Melchor, de 1992, representou um marco, foi a primeira vez que um vinho chileno ficou na lista dos Melhores Vinhos do Mundo, segundo a revista Wine Spectator.

Hoje, quem está à frente do Don Melchor é o enólogo Enrique Tirado, com Eric Boissenot, filho de Jacques Boissenot, como assessor.  

A safra de 2017 do Don Melchor representou o aniversário de trinta anos do projeto, com a safra de 2018 conquistando um feito incrível, a pontuação perfeita do crítico James Suckling, 100 pontos!

Dica DiVinho: Confira nossa entrevista exclusiva com Enrique Tirado, enólogo do Don Melchor!

Recomendações da DiVinho – Vinhos Viña Concha y Toro


E você, já experimentou os vinhos da Viña Concha y Toro?