Quem nunca esqueceu uma garrafa de vinho na geladeira, ou pior ainda, no freezer, que levante a mão.

Nós, da DiVinho, vamos abordar o que acontece quando o vinho congela e o que fazer caso você tenha uma garrafa de vinho congelada nesse artigo, confira! 

O Vinho Congela?

Sim, o vinho também pode congelar. Por conta de seu teor alcoólico e presença de minerais, o vinho congela em temperaturas inferiores ao ponto de congelamento da água, que passa para o estado sólido a 0ºC.

O vinho congela a partir de -6º C, mas essa temperatura pode ser inferior, dependendo do teor alcoólico do vinho.

Quanto mais alto o teor alcoólico mais baixo é o ponto de congelamento.  

O que acontece quando o Vinho Congela?

Quando o vinho congela, suas características podem ser alteradas em três aspectos principais, que abordaremos a seguir.

O Vinho Expande

Como qualquer líquido, quando o vinho é congelado, ele passa por um processo de expansão, o que pode fazer com que a rolha seja expelida e até mesmo quebrar a garrafa.

Garrafa de Vinho Quebrada
Garrafa de Vinho Quebrada

O Vinho Oxida

Com a expansão do líquido da garrafa, mesmo que ela não quebre, podem surgir microfissuras no vidro, que deixam o ar entrar em contato com o vinho.

Quando o ar entra em contato com o vinho, ele pode oxidar a bebida e até transformá-la em vinagre.

Não há dúvidas acerca da oxidação de um vinho, basta abrir a garrafa para sentir o aroma desagradável.

Vinho Oxidado
Vinho Oxidado

O Vinho sofre com a Queimadura de Freezer

Queimadura de freezer, também conhecida como freezer burn em inglês, é um termo utilizado para referir-se ao fenômeno que ocorre quando alimentos, ou bebidas, são deixados em baixas temperaturas por um longo período de tempo.

Esse processo faz que o alimento, ou a bebida, perca uma parte de sua proporção de água, gerando um tipo de queimadura.

No caso do vinho, a queimadura de freezer pode alterar os aromas e os sabores da bebida, além de ser responsável pela criação de sedimentos. 

Vinho com Sedimentos
Vinho com Sedimentos

Meu Vinho Congelou, o que fazer?

Se colocou o vinho no freezer ao invés da geladeira, ou a temperatura da geladeira estava muito baixa e ele congelou, não se desespere, ainda é possível salvar a garrafa.

Antes de qualquer coisa, verifique se a garrafa está intacta, sem quebras ou rachaduras.

Isso é especialmente perigoso no caso de vinhos espumantes, onde a garrafa pode até explodir por conta do gás carbônico presente na bebida.

Tendo certeza que a garrafa está intacta, deixa-a descongelando em temperatura ambiente por ao menos trinta minutos antes de abrir.

Algumas características do vinho podem ter sido alteradas por conta do congelamento, mas ele ainda pode ser bebido normalmente.

Uma boa forma de aproveitar vinhos que foram congelados é na cozinha, em pratos como Coq Au Vin e Sagu, ou em drinks, como Sangria e Clericot.

Como Gelar o Vinho Rapidamente?

Balde de Gelo

Como já mencionamos, não é recomendado colocar o vinho no freezer, se você precisa que a bebida seja gelada rapidamente, existem maneiras de fazer isso de forma segura.

Você pode colocar o vinho na geladeira, mas evite prateleiras muito próximas ao freezer. Em cerca de uma hora a bebida estará na temperatura ideal para o consumo.

A forma mais recomendada de resfriar o vinho é usando um balde de água e gelo. 

Para vinhos tintos, cinco a dez minutos são suficientes. Já para vinhos brancos, rosés e espumantes, aguarde um período de vinte a trinta minutos antes de servir a bebida.


E você, já esqueceu algum vinho no congelador?