O Vinho do Porto vem diretamente da região do Douro, em Portugal. Conhecido por ter um sabor doce, e com teor alcoólico mais alto, é um grande motivo para o enoturismo no Velho Mundo.

Quem já não ouviu falar do Vinho do Porto?

Esse delicioso e adocicado vinho português é um sucesso em todo mundo, sendo muito apreciado na Inglaterra e no Brasil.

Se você quer entender mais sobre esse tipo de vinho, assim como a melhor forma de harmonizá-lo, continue a leitura!

O que é o Vinho do Porto?

O Vinho do Porto é um vinho licoroso, ou vinho fortificado, produzido dentro da região vitivinícola do Douro, em Portugal. 

Outras regiões vitivinícolas produzem vinhos fortificados, mas eles não podem ser comercializados sob o nome Vinho do Porto.

Esse é o caso do vinho Madeira, da Ilha da Madeira, uma região autónoma de Portugal, no Oceano Atlântico, e do vinho Marsala, na região de Marsala, próxima à Sicília, na Itália.

Nem todo Vinho do Porto é um vinho doce, mas sempre apresenta um dado grau de açúcar residual.

Normalmente, podem ser encontrados entre as classificações extrasseco, de até 40 gramas de açúcar por litro, até muito doce, acima de 130 gramas por litro.

Outra importante característica do Vinho do Porto é seu teor alcoólico, que normalmente fica em torno de 20%. 

As principais categorias de Vinho do Porto são Ruby e Tawny, podendo ser classificados também como Reserva, Vintage, LBV – Late Bottled Vintage e Colheita.

Apesar de a grande maioria dos Vinhos do Porto serem tintos, também existe o Vinho do Porto Branco.

E, em 2008, a Croft lançou o primeiro Vinho do Porto Rosé, o Pink Croft. 

Douro

Qual é a origem do Vinho do Porto?

O Vinho do Porto é muito mais do que uma bebida, ou um produto, ele faz parte da história e da cultura de Portugal, podendo ser considerado como uma parte do patrimônio do país! 

Existem versões contraditórias quando a origem do Vinho do Porto.

Alguns estudiosos afirmam que ele teria sido descoberto durante o século XVII, quando os mercadores ingleses começaram a adicionar brandy aos vinhos da região do Douro para evitar que azedassem nas longas viagens de navio. 

Entretanto, outros documentos afirmam que o processo de adicionar aguardente aos vinhos tintos já era conhecido e utilizado bem antes, durante a época dos descobrimentos, quando Portugal ainda não tinha um acordo de comércio com a Inglaterra. 

É importante mencionar que, até o século XVII, a Inglaterra era uma grande consumidora dos vinhos franceses, principalmente da região vitivinícola de Bordeaux.

Mas devido à rivalidades políticas durante esse período, como a retomada da região da Aquitânia pela França, os ingleses deixaram de consumir os produtos franceses, voltando-se para Portugal como uma alternativa. 

De qualquer maneira, o fato é que, em seu início, o Vinho do Porto era um produto voltado principalmente para o comércio exterior, primeiramente com a Inglaterra e, mais tarde, com a França. 

Uma das primeiras empresas a exportar o Vinho do Porto foi a Croft, fundada em 1558. Seguida, depois, de produtores ingleses e escoceses, como é o caso da Symington Family Estates, hoje dona de casas históricas, como Graham’s, Cockburn’s, Dow’s e Warre’s.

Dica da DiVinho: Não deixe de conferir nossa entrevista com Dominic Symington da Symington Family Estates

Croft,
Croft

O crescimento da demanda pelo Vinho do Porto foi um dos principais fatores para o desenvolvimento da região do Douro.

Buscando escoar a produção mais rapidamente, foi criado um sistema de transporte aproveitando o rio Douro, levando os barris de vinhos até a cidade do Porto.

A cidade do Porto, como o próprio nome já diz, é um município portuário, banhado pelo Oceano Atlântico, que oferece uma rota mais rápida até a Inglaterra.

Não demorou muito tempo para que os vinhos fortificados com aguardente ficassem conhecidos pela nomenclatura da cidade, como Vinhos do Porto, nome que é utilizado até hoje.

Inclusive, somente “Porto” virou um sinônimo de Vinho do Porto. 

Cidade do Porto
Cidade do Porto

Como é feito o Vinho do Porto?

O Vinho do Porto faz parte da Denominação de Origem (D.O.) do Douro.

Para poder estampar no rótulo o nome Vinho do Porto ele deve ser elaborado seguindo certas normas de produção dentro da região vitivinícola do Douro, que abrange uma área de mais de quarenta mil hectares de vinhedos.

Para produzir o Vinho do Porto, durante certa etapa do processo de fermentação é adicionada aguardente vínica, que, pelo seu elevado teor alcoólico, interrompe a atividade das leveduras, e, por sua vez, a fermentação como um todo.

A aguardente vínica é uma bebida obtida através da destilação do vinho.

No caso do Vinho do Porto, a proporção normalmente utilizada é de uma parte de aguardente para quatro partes do mosto.

O processo de adição de aguardente ao vinho é conhecido como fortificação. 

Quem define o momento da fortificação é o enólogo, de acordo com o grau de doçura que busca obter no vinho.

Durante esse processo, o teor alcoólico do vinho aumenta consideravelmente, de cerca de 6% até aproximadamente 22%. 

Após a fortificação, o vinho segue para a maturação em barricas de carvalho, em um período que varia de acordo com o tipo de vinho.

Podendo, também, envelhecer por mais um período na garrafa. 

As principais uvas utilizadas na produção dos Vinhos do Porto tintos são a Tinta Roriz, a Touriga Nacional, a Touriga Franca, a Tinta Cão e a Tinta Barroca.

Já para a produção do Vinho do Porto branco são utilizadas exclusivamente uvas brancas.

As variedades mais comuns são a Malvasia Fina, a Donzelinho, a Gouveio, a Códega e a Rabigato.

Aguardente Vínica
Aguardente Vínica

Quais são os tipos de Vinhos do Porto?

Vinho do Porto Ruby

O Vinho do Porto Ruby representa o estilo mais jovem do Vinho do Porto.

São rótulos elaborados a partir de um corte de vinhos jovens, envelhecendo por dois a três anos em barris de madeira e estagiando por pouco tempo na garrafa.

O nome do Vinho do Porto Ruby faz referência a sua coloração rubi intensa, também sendo chamado de Fine Ruby.

É um rótulo com grande presença de aromas frutados.

Recomenda-se consumi-lo ainda jovem.  

Vinho do Porto Tawny

O Vinho do Porto Tawny é um rótulo mais elegante que o Vinho do Porto Ruby, estagiando por um período maior nos barris de madeira, entre três a oito anos.

É dividido em duas categorias, o Young Tawny e o Aged Tawny.

O Vinho do Porto Young Tawny apresenta coloração mais clara, ficando em contato com a madeira por cerca de três anos. 

Já o Vinho do Porto Aged Tawny é elaborado a partir de um corte de vinhos de diferentes safras, passando por um longo amadurecimento nos barris.

Apresenta grande concentração aromática, onde destacam-se notas de frutas secas, e coloração rubi profunda.  

Pode ser encontrados nas versões Vinho do Porto Tawny 10, 20, 30 e 40 anos.

Essa designação refere-se à idade média dos vinhos utilizados no corte. 

Vinho do Porto Reserva

O Vinho do Porto Reserva é uma categoria especial aplicável ao Vinho do Porto Ruby e ao Vinho do Porto Tawny.

São rótulos elaborados com uvas selecionadas de alta qualidade.

O Vinho do Porto Ruby Reserva apresenta maior estrutura e complexidade que o Ruby tradicional, contando também com sabor mais frutado.

O Vinho do Porto Tawny Reserva destaca-se por seus aromas amadeirados e de frutas secas, decorrentes do maior período de envelhecimento em madeira, de aproximadamente sete anos. 

Vinho do Porto LBV – Late Bottled Vintage

O Vinho do Porto Late Bottled Vintage é um Vinho do Porto produzido com uvas de uma única safra, estagiando em madeira por um período de quatro a seis anos.

São vinhos que podem ser consumidos logo após serem engarrafados, pois sua evolução na garrafa é pequena.

São encorpados, com coloração avermelhada e não exigem decantação, pois não formam depósitos. 

Vinho do Porto
Vinho do Porto

Vinho do Porto Colheita

Vinho do Porto Colheita é uma nomenclatura utilizada por poucos produtores, similar ao Vinho do Porto Late Bottled Vintage.

Representa Vinhos do Porto de alta qualidade, produzidos a partir de uma única safra, estagiando em madeira por um período mínimo de sete anos. 

Um Vinho do Porto Colheita ostenta no rótulo o respectivo ano de sua elaboração e é utilizado para enfatizar safras realmente especiais. 

Vinho do Porto Vintage

O Vinho do Porto Vintage é um rótulo produzido somente em safras excepcionais, representando apenas de 2% a 3% de todos os Vinhos do Porto.

Todas as uvas são oriundas de um única safra e selecionadas dos melhores vinhedos do Douro. 

O Vinho do Porto Vintage estagia apenas por dois anos na madeira, pois seu envelhecimento completa-se na garrafa, podendo durar até meio século!

Não é refinado, nem filtrado, projetando uma boa quantidade de depósito na garrafa e necessitando ser decantado. 

Degustar um Vinho do Porto Vintage é uma experiência única, o longo período na garrafa produz um Vinho do Porto encorpado e de excepcional qualidade, onde destacam-se aromas de especiarias e torrefação. 

Vinho do Porto Single Quinta

O Vinho do Porto Single Quinta segue as mesmas regras que o Vinho do Porto Vintage, mas é produzido com uvas oriundas de uma única quinta, que é o nome pela qual as propriedades são conhecidas na região do Douro. 

Vinho do Porto Branco

O Vinho do Porto Branco é um Vinho do Porto produzido a partir de uvas brancas nativas do Douro, envelhecendo por um período de dois a três anos, principalmente em tanques de aço inox, podendo também estagiar em madeira. 

São classificados de acordo com sua doçura, como seco, meio-seco e doce.

Para melhor apreciar um Vinho Porto Branco, recomenda-se servi-lo com pedras de gelo e uma rodela de limão. 

Vinho do Porto Branco
Vinho do Porto Branco

Como harmonizar o Vinho do Porto?

Assim como a maioria dos vinhos fortificados, por conta de sua alta graduação alcoólica, a recomendação é servir o Vinho do Porto em taças menores, com bojo mais estreito e borda mais fechada.

Esse tipo de taça direciona o vinho diretamente para a ponta da língua, que capta os sabores doces.

O Vinho do Porto é ótimo como aperitivo, antes das refeições, mas também pode acompanhar uma grande variedade de pratos. 

O Vinho do Porto Ruby, por exemplo, por ser um vinho mais jovem, combina bem com sobremesas à base de frutas vermelhas e queijos azuis.

Já o Vinho do Porto Tawny é um ótimo companheiro para nozes, frutas secas e sobremesas à base de chocolate amargo. 

Queijos Azuis
Queijos Azuis

Recomendações da DiVinho – Melhores Vinhos do Porto


E você, tem um Vinho do Porto favorito?