Vinho Late Harvest, apostamos que você já viu esse termo em uma carta de vinhos, mas sabe o que ele realmente significa?

Descubra, nesse artigo da DiVinho, tudo o que você precisa saber sobre os Vinhos Late Harvest! 

O que é um Vinho Late Harvest?

O Vinho Late Harvest é um tipo de vinho de sobremesa, produzido com uvas que são colhidas de forma tardia. Por conta disso, também é conhecido como Colheita Tardia, em português, e Cosecha Tardia, em espanhol.

Ao contrário do que se poderia pensar, as uvas não estragam ao serem colhidas de forma tardia. O que realmente acontece é uma desidratação dos bagos, possibilitando uma maior concentração do açúcar presente na fruta.

Entretanto, não são todas as uvas que podem passar pelo processo de supematuração. É preciso que a casta tenha pele fina.

Tradicionalmente, os Vinhos Late Harvest são produzidos com as uvas Riesling e Gewürztraminer. Mas é possível encontrar bons exemplares elaborados com as castas Sémillon, Sauvignon Blanc e Chardonnay. 

Dica DiVinho: Nós temos um artigo completo sobre os diferentes tipos de vinhos de sobremesa, confira!

Uva Riesling
Uva Riesling

Como é produzido o Vinho Late Harvest? 

Como o próprio nome indica, os Vinhos Late Harvest são produzidos com uvas que são colhidas de forma tardia.

No processo de colheita tardia, as uvas são deixadas na videira por um tempo superior ao ideal de maturação. Podendo ser por apenas algumas semanas, ou até mesmo meses, no caso dos rótulos mais especiais. 

Durante esse período, as uvas perdem água, concentrando os açúcares naturais da fruta.

O processo de colheita das uvas é bastante minucioso, sendo que muitos cachos acabam não sendo aproveitados, o que torna os Vinhos Late Harvest mais caros.

Colheita Tardia das Uvas
Colheita Tardia das Uvas

Quais são as Características do Vinho Late Harvest?

Os Vinhos Late Harvest caracterizam-se pelo seu alto nível de açúcar residual. Visualmente, apresentam coloração que varia do amarelo palha ao dourado intenso.

No nariz, revelam um bouquet aromático rico, onde destacam-se notas de frutas cítricas e de frutas brancas, como damasco, pera e pêssego, aromas florais, nuances de amêndoas e baunilha, além de um marcado toque de mel.

Em boca, o Vinho Late Harvest é elegante, contando com ótima acidez e boa estrutura. São rótulos que podem ser apreciados no momento da compra, mas que gozam de um ótimo potencial de envelhecimento. 

Como Harmonizar o Vinho Late Harvest?

Por conta de seu alto nível de açúcar residual, o Vinho Late Harvest é ótimo como aperitivo, devendo ser servido antes das refeições em taças pequenas e bem gelado, entre 7ºC e 13ºC.

Experimente, também, harmonizar os Vinhos Late Harvest com queijos azuis, como Gorgonzola e Roquefort, Foie Gras e sobremesas à base de frutas, como mousses e tortas. 

Foie Gras
Foie Gras

Recomendação DiVinho – Melhores Vinhos Late Harvest


E você, já conhecia os os Vinhos Late Harvest?