Você já deve ter ouvido falar dos vinhos biodinâmicos, mas sabe o que esse termo significa?

Nós, da DiVinho, preparamos um artigo completo com tudo que você precisa saber sobre os vinhos biodinâmicos: o que são, como são produzidos e muito mais! Confira! 

O que é um Vinho Biodinâmico?

Vinhos biodinâmicos são vinhos produzidos com uvas cultivadas seguindo os preceitos da agricultura biodinâmica, que vão desde a preparação do solo, ao plantio e colheita das uvas.

Agricultura Biodinâmica
Agricultura Biodinâmica

Como é produzido um Vinho Biodinâmico?

Os vitivinicultores que praticam a agricultura biodinâmica seguem um calendário que leva em conta as fases da lua e o equilíbrio entre os elementos principais do planeta Terra, a água, a terra, o fogo e o ar.

O calendário é dividido entre quatro tipos de dias: dias de raízes, dias de flores, dias de frutos e dias de folhas.

Cada um desses dias tem certas tarefas associadas, os dias de frutas são destinados à colheita, dias de folhas para regar, dias de raízes para a poda e nos dias de flor o vinhedo fica sozinho.

A agricultura biodinâmica é baseada no equilíbrio, entre todos os elementos que integram o vinhedo, o solo, as plantas, o ser humano e os animais.

Por conta disso, não são utilizados agrotóxicos ou fertilizantes no manejo do vinhedo. 

Para adubar o solo é utilizado um preparado biodinâmico, à base de plantas medicinais, esterco animal e minerais, como o silício. 

Além disso, muitos produtores optam por plantar árvores frutíferas no entorno dos vinhedos e utilizar esse espaço para criar animais, como galinhas e ovelhas.

O processo de vinificação dos vinhos biodinâmicos também conta com algumas peculiaridades.

São utilizadas leveduras nativas, ou indígenas, durante a fermentação.

As datas de trasfega e engarrafamento também seguem o calendário biodinâmico, evitando o uso de elementos como o enxofre na conservação dos vinhos. 

Os vinhos biodinâmicos são certificados pela Demeter International, a maior organização de certificação para a agricultura biodinâmica, presente em mais de cinquenta países.

No Brasil, quem faz a chancela do Selo Demeter é a Associação de Certificação Instituto Biodinâmico (IBD). 

Vinhedo Biodinâmico
Vinhedo Biodinâmico

Qual a diferença entre Vinho Biodinâmico e Vinho Orgânico?

Vinho biodinâmico é o mesmo que vinho orgânico? Essa é uma dúvida comum e a resposta é negativa.

Apesar de ambos utilizarem práticas similares, evitando agrotóxicos, conservantes e fertilizantes no manejo dos vinhedos, existem algumas diferenças. 

De forma simples, pode-se dizer que os vinhos orgânicos são vinhos produzidos com uvas orgânicas. 

Já os vinhos biodinâmicos levam em conta outros fatores em sua produção, como o calendário lunar e a astrologia.

O vinhedo é considerado como um todo, abrangendo outras plantas, insetos e animais, não somente as uvas.

Rudolf Steiner
Rudolf Steiner

História da Agricultura Biodinâmica 

Os princípios da agricultura biodinâmica foram desenvolvidos em 1924, baseados em uma série de palestras do filósofo Rudolf Steiner em Kobierzyce, na Polônia, a pedido de agricultores que haviam observado uma deterioração do solo e da saúde das culturas, resultantes da utilização de adubos químicos.

Steiner pregava que uma fazenda agrícola deveria ser autossustentável e estar em perfeita harmonia com o cosmos.

A intervenção humana deve ser mínima, de forma que a terra possa recuperar sua energia vital e dar frutos que expressem sua tipicidade local. 

A partir do conteúdo das palestras Rudolf Steiner compilou o livro The Spiritual Foundations of Biodynamic Methods, que, ainda hoje, é tido como um guia para a agricultura biodinâmica.

Segundo a quarta edição da publicação The Oxford Companion to Wine, editado pela crítica e jornalista Jancis Robinson, mais de setecentos vinhedos contavam com certificação biodinâmica no ano de 2013, somando mais de dez mil hectares em todo o mundo.

Produtores Biodinâmicos

Hoje, é possível encontrar produtores biodinâmicos em diversos países ao redor do mundo, como Suíça, Itália, Espanha, Áustria, Alemanha, Austrália, Chile, Peru, África do Sul, Canadá e Estados Unidos.

No Novo Mundo, um produtor que vem se destacando na produção de vinhos biodinâmicos é a Emiliana Organic Vineyards.

Vinhedos da Emiliana Organic Vineyards
Vinhedos da Emiliana Organic Vineyards

Emiliana Organic Vineyards

Emiliana Organic Vineyards é considerado como um dos maiores produtores de vinhos orgânicos e biodinâmicos de todo o mundo! 

Com vinhedos localizados nas principais regiões vitivinícolas do Chile, a vinícola acredita que a agricultura orgânica e biodinâmica é a chave para o futuro, não somente para o setor vitivinícola, mas para a manutenção do equilíbrio entre os seres humanos e o meio ambiente como um todo.

Os vinhos da Emiliana Organic Vineyards são rótulos de caráter e personalidade únicos, representando a expressão máxima de seu terroir.

Todo o trabalho da vinícola é marcado por elevados padrões de produção que se refletem em seu extenso portfólio de vinhos sustentáveis, orgânicos e biodinâmicos.

Dica DiVinho: Confira nossa entrevista exclusiva com Noelia Orts Agulló, enóloga da Emiliana Organic Vineyards!

Recomendações da DiVinho – Melhores Vinhos Biodinâmicos


E você, já experimentou um vinho biodinâmico?