A Espanha é o terceiro maior produtor de vinhos do mundo, ficando atrás apenas da França e dos Estados Unidos.

Com uma tradição tão expressiva na viticultura, o país conta com uma rígida legislação na classificação de seus vinhos.

Nós, da DiVinho, preparamos esse artigo explicando o que são Vinhos Crianza, Reserva e Gran Reserva, confira! 

Classificação dos Vinhos na Espanha

Na Espanha existem dois sistemas principais de classificação dos vinhos, segundo sua origem e relativo ao período de envelhecimento. 

São cincos níveis na classificação dos vinhos espanhóis segundo sua origem: Vino de la Tierra, Vino de Calidad con Indicación Geográfica, Denominación de Origen, Denominación de Origen Calificada e Vino de Pago. 

Classificação dos Vinhos na Espanha
Classificação dos Vinhos na Espanha

Na base da pirâmide está o Vino de la Tierra (VT). São vinhos com características locais identificáveis, mas que têm padrões mais flexíveis do que os vinhos das denominações DO e DOCa.

Um nível acima está o Vino de Calidad con Indicación Geográfica (VC), uma categoria intermediária entre Vino de la Tierra e Denominación de Origen. Uma região vitivinícola deve permanecer como VC por mínimo cinco anos antes de solicitar a classificação como DO.

A Denominación de Origen (DO) representa a faixa mais larga da pirâmide dos vinhos espanhóis. Para alcançar o título de DO uma região vitivinícola deve estar em conformidade com várias condições de produção, que se aplicam tanto à gestão do vinhedo, quanto às técnicas de vinificação.

A Denominación de Origen Calificada (DOCa) está um nível acima da DO. Para ser elevada à uma DOCa uma região vitivinícola deve ter mantido o status de DO por um período mínimo de dez anos. Hoje, existem apenas duas DOCa na Espanha, Rioja e Priorat.

DOCa Rioja
DOCa Rioja

No topo da pirâmide está o Vino de Pago (VP). Vinhos desta categoria são oriundos de um vinhedo único e devem ser produzidos seguindo as condições representativas da região, sendo totalmente elaborados e engarrafados dentro da propriedade.

Quanto ao envelhecimento, os vinhos espanhóis são classificados como Vinhos Jovens, Crianza, Reserva e Gran Reserva. Abordaremos cada uma dessas categorias a seguir.

Vinhos Jovens

Também conhecidos como “Vino Del Año” (Vinho do Ano), os Vinhos Jovens são rótulos que não envelhecem em barricas de carvalho.

Como o próprio nome indica, são vinhos mais simples, normalmente comercializados no mesmo ano de sua colheita.

Frescos e frutados, são vinhos ideais para o dia a dia, contando com preço bastante atrativo.

Na hora de harmonizar, os Vinhos Jovens são ótimos companheiros para petiscos e aperitivos. 

Aperitivos
Aperitivos

Vinhos Crianza

Vinhos Crianza são vinhos jovens, certo? Errado, a palavra “crianza” em espanhol significa criação, não tendo nada a ver com “criança” em português. 

Segundo a legislação da Espanha, para serem classificados como Vinhos Crianza, os vinhos tintos devem envelhecer por um período mínimo de 24 meses, sendo de 6 a 12 meses em barris de carvalho e o restante na garrafa.

Já os vinhos brancos e rosés devem envelhecer por um período mínimo de dezoito meses, sendo 6 meses em barris de carvalho e o restante na garrafa.

Os Vinhos Crianza são rótulos frescos, de sabor vibrante e fáceis de beber. 

Entre seus principais aromas destacam-se notas de frutas vermelhas, como cereja, nuances de especiarias e toques de baunilha, advindos do estágio em carvalho. 

Muito versáteis, os Vinhos Crianza acompanham bem uma grande variedade de pratos. Experimente com as tradicionais Tapas espanholas.

Tapas
Tapas

Recomendações da DiVinho – Melhores Vinhos Crianza

Vinhos Reserva

Os Vinhos Reserva são rótulos complexos, elaborados com uvas de altíssima qualidade.

Os tintos devem envelhecer por um período mínimo de trinta e seis meses, sendo 12 meses em barris de carvalho e o restante na garrafa.

Já os vinhos brancos e rosés devem envelhecer por um período mínimo de vinte e quatro meses, sendo 12 meses em barris de carvalho e o restante na garrafa.

Atenção! O termo reserva é regulamentado na Espanha, mas o mesmo nem sempre acontece em vinhos oriundos de outros países. 

As regras mencionadas acima são válidas apenas para Vinhos Reserva espanhóis.

Por conta do maior tempo de envelhecimento, os Vinhos Reserva apresentam nuances terrosas e de folhas secas no nariz.

Para harmonizar com os Vinhos Reserva a melhor opção são carnes grelhadas. O Jamón, um presunto curado espanhol, também é uma ótima pedida. 

Jamón
Jamón

Recomendações da DiVinho – Melhores Vinhos Reserva

Vinhos Gran Reserva

Os Vinhos Gran Reserva representam o topo da cadeia dos vinhos espanhóis. São produzidos sob regras mais rígidas e somente em anos excepcionais. 

Os  tintos devem envelhecer por um período mínimo de cinco anos, sendo de 24 meses em barris de carvalho e restante na garrafa.

Já os vinhos brancos e rosés devem envelhecer por um período mínimo de quatro anos, sendo 24 meses em barris de carvalho e o restante na garrafa.

Complexos e estruturados, os Vinhos Gran Reserva apresentam um bouquet aromático elegante e intenso.

Os Vinhos Gran Reserva são rótulos que pedem uma ocasião especial para serem degustados, acompanhando carnes de caça e pratos da alta gastronomia. 

Carne de Caça
Carne de Caça

Recomendações da DiVinho – Melhores Vinhos Gran Reserva


E você, qual o seu vinho espanhol favorito?