ALEMANHA

ALEMANHA

Alemanha

Apresentação

É fato que um tal vinho alemão de garrafa azul, muito popular por aqui nos anos 1980-1990, manchou desgraçadamente a reputação dos brancos germânicos. Até hoje tem gente que torce o nariz para eles. Mas a verdade é que há exemplares alemães elaborados a partir da uvaRiesling que figuram como verdadeiras joias entre os brancos do mundo. Nos melhores anos, eles conseguem atingir um equilíbrio tão perfeito que envelhecem maravilhosamente bem na garrafa.

 

Famosos e cobiçados são também os brancos doces – em vários graus de doçura, sempre delicados e charmosos. Uma pena que a importação de vinho da Alemanha para o Brasil seja tão inexpressiva, mas para quem gosta de descobrir novos e sedutores sabores, vale a pena investir num rótulo alemão, mesmo que tenha que desembolsar um pouco mais do que está acostumado.

 

As joias da Alemanha

Há cerca de 50 anos, uma boa alternativa para impressionar os convidados num jantar era aparecer com uma garrafa de um vinho Riesling alemão – esse tipo de branco figurava entre os mais cobiçados do planeta! Depois de uma onda de vinhos alemães comerciais e “genéricos” que invadiu o mundo, o branco germânico de qualidade renasceu graças a produtores talentosos e obstinados. Voltou a ser um artigo desejado entre os conhecedores de vinho.

 

O que pode afastar muita gente é a complexidade do rótulo e da classificação dos vinhos alemães. Mas, tenha em mente o seguinte: QmP indica vinhos de qualidade. Além disso, há uma nomenclatura para o grau de doçura dos vinhos, dos secos aos mais doces: Kabinett, Spätlese, Auslese, BA e TBA, nessa ordem.

 

Conhecida localmente como Spätburgunder, a uva tinta Pinot Noir também ganhou terreno na Alemanha, dando origem a tintos de classe. Outro vinho alemão de culto é o doce Eiswein, elaborado a partir de uvas congeladas, apenas nas safras que oferecem condições para isso.

 

Principais regiões

A Alemanha é dividida em 13 regiões conforme a qualidade do vinho. No caso da uva Riesling, as mais importantes são: Mosel-Saar-Ruwer, Rheingau e Pfalz.

 

 

O que há de melhor para você garimpar

* Brancos elaborados com a uva Riesling.

* Vinhos brancos doces.

* Tintos Pinot Noir, uva conhecida localmente como Spätburgunder.

Regiões da Alemanha:

Produtos do país