Salta

Salta

Salta / Argentina

Apresentação

região de Salta, no extremo norte da Argentina, é conhecida por possuir alguns dos vinhedos de maior altitude do mundo! Eles estão localizados entre 1.500 e 3.000 metros acima do nível do mar e dão origem, principalmente, a aromáticos e atraentes vinhos brancos da uva Torrontés.  

Com uma geografia desenhada por vales profundos, Salta destaca-se no cenário vitivinícola por possuir vinhedos de altitude e maravilhosos brancos da uva Torrontés. É em Cafayate que se instalou a maioria das vinícolas – essa localidade abriga 70% dos mais de 3.000 hectares de vinhedos da região e também as vinhas de maior altitude do país, ultrapassando os 2.000 metros acima do nível do mar.  

 

clima em Salta é temperado, marcado por muito sol ao longo de todo o ano, pouca chuva e grande amplitude térmica. Já os solos são franco-arenosos, profundos e pobres em matéria orgânica, originando vinhos cheios de personalidade – brancos e tintos também! 

 

Apesar de protagonista, a uva Torrontés (riojana) – que gera vinhos brancos muito aromáticos e frescos — não está sozinha em Salta. A região também produz Chardonnay, Malbec, Cabernet Sauvignon, Bonarda, Tannat, Merlot e Syrah. São todos vinhos muito autênticos e distintos – frutados, aromáticos, elegantes e com boa estrutura. Por isso, quando o assunto são vinhos argentinos, não se restrinja a Mendoza, pois Salta também pode te surpreender!  

Produtos da região de salta