McLaren / AUSTRÁLIA
Austrália

McLaren / AUSTRÁLIA

Apresentação

É uma das mais importantes e históricas regiões vitivinícolas do estado de South Australia, sendo admirada pelos fãs de tintos Shiraz, Grenache e Cabernet Sauvignon e de brancos Sauvignon Blanc e Riesling

 

Em 1838, John Reynell e Thomas Hardy plantaram os  primeiros vinhedos de South Austrália em McLaren Vale e, até meados do século XX, a produção de vinhos consistiu em tintos muito concentrados e em fortificados. A partir da década de 1970, McLaren Vale foi granhando popularidade com seus Shiraz, Cabernet Sauvignon e Grenache atraentes e cheios de sabor. Hoje, essas variedades – especialmente a Shiraz, que ocupa 54% dos vinhedos – continuam compondo os vinhos de elite de McLaren Vale, mas há muito mais para se descobrir: ótimos Mourvèdre, Tempranillo, Sangiovese, Montepulciano, Barbera, Nero d´Avola e Zinfandel, por exemplo. O elenco dos brancos também tem suas surpresas, como os vibrantes Sauvignon Blanc e Riesling, além de vinhos elaborados a partir das cepas Chardonnay, Fiano e Vermentino.

 

McLaren Vale fica a 45 minutos de distância da capital Adelaide e possui uma variedade impressionante de solos – mais de 40 composições geológicas diferentes, com idade que pode chegar há 550 milhões de anos, foram identificadas em um amplo estudo. O clima é mediterrâneo, sendo influenciado tanto pela proximidade do mar – que fica a 30 quilômetros de distância — como pela cadeia montanhosa de Mount Lofty Range a leste e sul. Os vinhedos estão plantados, majoritariamente, entre 50 e 150 metros de altitude e há muitos centenários. Com tanta diversidade, não é raro os vinhos de McLaren Vale surpreenderem em estilos.

Produtos da região de McLaren