Apalta / CHILE
Chile

Apalta / CHILE

Apresentação

Apalta é uma daquelas palavras mágicas que despertam desejo. É uma região muito especial, inserida no Vale de Colchagua e que gera vinhos com caráter francês

 

Apalta fica entre o Rio Tinguiririca (afluente do Rio Rapel) e o cordão montanhoso da Cordilheira da Costa e conta com um solo aluvial pobre, composto de areia e argila. O clima é mais ameno que o de outras zonas de Colchagua por dois fatores principais: a proteção das montanhas, que atenua a exposição do sol pela manhã e ao entardecer, e a corrente fria que chega da costa. Resultado: a amplitude térmica entre dia e noite é considerável e isso faz com que as uvas amadureçam lentamente, o que é bom para manter a acidez e concentrar aromas e sabores. Os vinhos de Apalta são, em geral, atraentes, elegantes e cheios de sabor.

Outra particularidade de Apalta são as vinhas velhas, plantadas a partir de 1920 com cepas trazidas da França. Nas últimas décadas, produtores reputados, como Lapostolle e Viña Montes, descobriram o potencial desse território e investiram em vinhedos nas encostas utilizando as cepas Carménère, Cabernet Sauvignon, Syrah, Merlot e Petit Verdot. Elas são a matéria-prima para alguns dos mais cobiçados tintos do Chile.

Produtos da região de Apalta