Curico / CHILE
Chile

Curico / CHILE

Apresentação

Apesar de ser uma região marcada pela tradição, o Vale de Curicó destaca-se também pela inovação vitivinícola. Aqui há tintos e brancos de ótima qualidade

 

Como os outros vales que também fazem parte do Vale Central, Curicó tem um clima mediterrâneo influenciado pelas frias correntes que sopram do Pacífico. Fica a 200 quilômetros a sul de Santiago e é o “quartel general” de uma das mais antigas e emblemáticas vinícolas do país – a Viña San Pedro, fundada em 1865. Uma curiosidade: esse produtor possui na região nada menos que 1.200 hectares de vinhedos – são os mais extensos de toda a América Latina!

No entanto, tradição e modernidade andam de mãos dadas no Vale de Curicó. Segundo o respeitado Guia Descorchados, “Curicó é a origem da modernidade no vinho chileno”, pois foi nesse território que a espanhola Bodegas Torres ergueu, em 1979, a primeira vinícola de vanguarda do país.

Em Curicó predominam os vinhedos em planície e colinas, plantados em solos aluviais, pobres e bem drenados. Eles estão sujeitos a uma temperatura, em média, 3ºC mais quente do que a que atinge as vinhas próximas à Cordilheira dos Andes, onde a Sauvignon Blanc é capaz de expressar todo o seu frescor. Mas quem domina a paisagem é a Cabernet Sauvignon, com uma cota de um terço dos vinhedos de Curicó. Também aparecem por aqui Merlot, Carménère, Pinot Noir e Chardonnay.  

Produtos da região de Curico