Leyda / CHILE
Chile

Leyda / CHILE

Apresentação

Esta é uma região de clima frio, encostada ao Pacífico, que chegou há pouco tempo à maioridade. Os primeiros vinhedos foram plantados em 1997 e seus vinhos são todos de qualidade

 

Até 1997, ninguém ainda tinha pensado em fincar videiras no Vale de San Antonio-Leyda, distante 4 quilômetros do Pacífico e, por isso, fortemente influenciado pelas frias correntes marítimas. Até então, as regiões chilenas mais quentes eram as preferidas. Mas Luiz Alberto Fernández, da Viña Leyda (hoje pertencente ao grupo Viña San Pedro Tarapacá), foi contra a corrente e inaugurou os primeiros vinhedos na região, elegendo para essa estreia a cepa Chardonnay. Outras vinícolas foram chegando, como Garcés Silva, Matetic e Casa Marín, e ajudaram a fazer a fama do Vale de San Antonio-Leyda como uma região formidável para a elaboração de brancos – além de Chardonnay, a Sauvignon Blanc brilha nesta zona – e de tintos Pinot Noir e Syrah.  

Vizinho ao Vale de Casablanca, bem ao sul deste, o Vale de San Antonio-Leyda é dividido em Leyda, no norte, e San Antonio, no sul, e fica 75 quilômetros a oeste de Santiago. As colinas recheadas de vinhas dominam a paisagem, já os solos são argilo-calcários, de baixa fertilidade e boa permeabilidade.  

A imprensa especializada revela que esta é uma região de vinhos de qualidade – não há vinhos ruins ou mais ou menos por aqui. Por isso, não tenha medo de arriscar!

Produtos da região de Leyda