Vale do Itata / CHILE
Chile

Vale do Itata / CHILE

Apresentação

Localizada no sul do Chile, esta histórica região vitivinícola está renascendo com foco em qualidade e já possui uma seleção de vinhos muito interessantes, elaborados a partir do resgate de vinhedos antigos

 

Segundo registros, os primeiros vinhedos do Vale de Itata foram plantados em 1551. No século XVIII, os vinhos dessa região eram propagados como os melhores de todo o Chile. Posteriormente, a produção vitivinícola se deslocou para o Vale Central e Itata ficou de escanteio.

Agora, novos projetos se empenham em resgatar esse histórico território vitivinícola e em recuperar vinhas antigas, plantadas com as variedades País, Moscatel de Alexandria, Cinsault e Carignan. Também há apostas nas cepas Cabernet Sauvignon, Syrah, Chardonnay e Sémillon. Graças a esse movimento audacioso, o Chile tem apresentado tintos, brancos e rosés muito interessantes, vibrantes e saborosos, que fogem do comum.

Com vinhedos plantados em colinas, o Vale de Itata é uma homenagem ao rio de mesmo nome e tem como fator determinante na qualidade dos vinhos a grande amplitude térmica – no verão, a temperatura durante o dia atinge 30º Celsius e, à noite, pode não chegar a 10º Celsius. Isso ajuda na maturação lenta e plena das uvas.    

Produtos da região de Vale do Itata