Vale do Maipo / CHILE
Chile

Vale do Maipo / CHILE

Apresentação

O Vale do Maipo é o território chileno predileto da variedade Cabernet Sauvignon e onde nascem alguns dos grandes tintos do país

 

É o mais célebre e cultuado vale do Chile e figura como um oásis para a cepa Cabernet Sauvignon. Segundo o respeitado Guia Descorchados, essa famosa cepa francesa chega a ocupar mais de 70% dos hectares da região. O Vale do Maipo faz parte do Vale Central, mas se trata de um território com características únicas e, quando o vinho utiliza uvas cultivadas dentro de seu limite geográfico, leva a denominação de Vale do Maipo.  

Como acontece por todo o país, que possui uma topografia peculiar e acidentada — com vinhedos pela costa, aos pés dos Andes e em planícies escoltadas por montanhas –, o Vale do Maipo também é palco de um rico retalho de terroirs distintos. Próximo à Cordilheira dos Andes e, por isso, sob a ação de suas frias brisas, fica a zona denominada Alto Maipo, na qual estão áreas importantes, como Macul, Puente Alto, Pirque e Buin – estas três últimas se localizam nas margens do Rio Maipo. Já a zona chamada Entre Cordilheiras – porque está localizada entre a Cordilheira da Costa e a dos Andes engloba a Ilha de Maipo e Talagante e está sob a influência de um clima mediterrâneo, mais quente. Aqui reinam as planícies que foram lapidadas pelos rios e, por isso, os solos são predominantemente pedregosos, ótimos para hospedar a Cabernet Sauvignon, Carménère e Syrah. A zona de Maipo Costa, próxima ao Pacífico, ainda é pouco explorada, mas já começam a surgir interessantes projetos nessas bandas também. Por isso, se eu fosse você, não deixaria de prestar atenção no tradicional e surpreendente Vale do Maipo!

Produtos da região de Vale do Maipo