3x*
Compras acima de R$ 300 Parcelamos em até 3x!
*Cartão de crédito

ESPANHA

ESPANHA

Espanha

Apresentação

Apesar de ocupar lugar privilegiado no cenário mundial – a Espanha é o terceiro maior produtor de vinhos do globo! –, por aqui sua presença não é assim tão expressiva. Os rótulos espanhóis representam menos de 5% dos vinhos importados para o Brasil, por outro lado, a gente sabe que o que chega de lá tem qualidade. Os tintos da uva Tempranillo, os brancos Albariño de Rías Baixas ou os cavas (como os espanhóis chamam seus espumantes) são de fazer salivar os aficcionados pela bebida. E embora a Espanha seja um país do Velho Mundo, novos projetos em regiões clássicas, porém menos conhecidas, estão conferindo um interessante dinamismo ao cenário do vinho espanhol.

 

Espanha modernizada

Como acontece nos países do sul da Europa, na Espanha o vinho é um dos personagens principais de sua história, sendo um elemento intimamente ligado à cultura. Mas o que é interessante observar é que os produtores de vinho espanhol souberam se reinventar sem, no entanto, negar a tradição. Ao mesmo tempo em que existem bodegas dotadas de tecnologia de ponta, há vinhedos centenários sendo redescobertos. Atualmente, o envelhecimento dos vinhos em carvalho é feito com parcimônia, procurando um equilíbrio entre madeira e a expressão da fruta.

 

O país oferece variados estilos de vinhos: tintos exuberantes, brancos elegantes e cavas vibrantes, ainda tem o mítico jerez, um vinho fortificado muito tradicional. Variedades de uvas também são um ponto forte na Espanha, com uma coleção de cerca de 600 casta nativas, entre as tintas estão: Cariñena, Graciano, Mencía, Monastrell e Tempranillo; e entre as brancas: Albarinõ, Godello, Macabeo, Palomino, Parellada, Pedro Ximénez, Verdejo e Xarel.lo.

Principais regiões

Rioja e Ribera del Duero são as regiões mais famosas quando o assunto é vinho tinto, mas vale ficar de olho nos vinhos de Toro e Priorato e também nos tintos da uva Mencía elaborados em Bierzo.

Nos brancos, as regiões mais emblemáticas são Rías Baixas e Rueda. Já quando o assunto é espumante, conhecido como cava na Espanha, a região de Penedès domina.

 

O que há de melhor para você garimpar

* Os clássicos tintos e brancos de Rioja.

* Tintos exuberantes de Ribera del Duero e Priorato.

* Tintos elegantes elaborados com a uva Mencía em Bierzo.

* Brancos Verdejo de Rueda.

* Albariño de Rías Baixas.

* Cavas frescos e saborosos de Penedès.

Regiões da Espanha:

Produtos do país