Alicante

Alicante

Alicante / ESPANHA

Apresentação

Situada no sudeste da Espanha, em plena costa mediterrânea, Alicante é mais famosa como destino turístico do que pelos tintos e brancos. Mas, recentemente, a região vem despontando como uma das grandes descobertas do vinho espanhol na atualidade  

 

Em toda a Espanha, ou melhor, por onde passaram fenícios e romanos, há videira. Não é diferente em Alicante. O vinho é uma tradição secular também nesta terra mas, até pouco tempo, a bebida não passava de um tinto escuro, exageradamente alcoólico e intenso. Regiões ensolaradas com solo arenoso, como é Alicante, tendem a produzir esse estilo, que agradava os consumidores no século XIX. Mas o sucesso não se eternizou.

 

Alicante ficou à margem durante boa parte da história recente do vinho, até que produtores com uma nova visão e conhecimento se instalaram por aqui na década de 1990. Eles conseguiram domar a uva Monastrell (conhecida como Mourvèdre na França), a principal matéria-prima dos tintos de Alicante – essa cepa ocupa 75% dos vinhedos da região –, gerando exemplares saborosos, equilibrados e com identidade própria. Também há à disposição Garnacha Tintorera, que é a mesma uva que a Alicante Bouschet, e uma dezenas de outras variedades, tanto tintas como brancas. Neste caso, o destaque é a Moscatel de Alejandría, que origina brancos delicados e perfumados.

 

A Denominação de Origem Alicante foi criada em 1932 e, apesar de os vinhos tintos serem os grandes atrativos, há brancos, rosés, espumantes, vinhos doces e um vinho tradicional chamado Fondillón de Alicante, que surge hoje como uma curiosidade. Ligeiramente doce, aromático e potente, ele presta homenagem aos vinhos de antigamente.

Produtos da região de alicante