Bierzo

Bierzo

Bierzo / ESPANHA

Apresentação

Localizada em Castila y León, no noroeste da EspanhaBierzo é uma das mais recentes descobertas do vinho espanhol. E se há uma coisa que você precisa saber sobre essa região é que ela tem um caso de amor com a uva tinta Mencía.

Os vinhos tintos de Bierzo são elegantes, profundos e equilibrados, com um frutado sedutor. São diferentes dos exemplares potentes de Ribera del Duero e dos envelhecidos em carvalho, típicos de Rioja. Dizem que Bierzo é a resposta espanhola para a Borgonha, tamanha a classe de seus vinhos.

Vinhedos compõem a paisagem de Bierzo há muitos e muitos anos – há séculos, na verdade. Desde o Império Romano se elabora vinho na região – e por fazer parte do Caminho de Santiago, Bierzo também soube aproveitar as levas de peregrinos, matando a sede dos andarilhos com vinho, o que acabou impulsionando a produção vitivinícola local.

Mas, apesar de o vinho estar ligado à cultura da região, Bierzo só despontou no cenário mundial a partir de 1999, quando o reputado produtor Alvaro Palácios e outros jovens enólogos passaram a explorar as vinhas velhas da uva Mencía, plantadas em encostas cobertas de pedras, elaborando a partir delas vinhos distintos e irresistíveis – e oferecendo, assim, uma nova perspectiva para os tintos da Espanha.

Ninguém dúvida que o grande tesouro de Bierzo seja a uva Mencía (que também existe na região do Dão, em Portugal, com o nome de Jaen). Ela ocupa 75% dos vinhedos e origina tintos intensos na cor, com boa estrutura e pureza frutada, além de um charmoso toque mineral. Mas Bierzo não vive apenas de vinhos tintos, também há deliciosos vinhos brancos elaborados a partir da uva Godello,que está ressurgindo fortemente no noroeste espanhol.

Produtos da região de bierzo