La Mancha / ESPANHA
Espanha

La Mancha / ESPANHA

Apresentação

Há um verdadeiro mar de vinhas no platô a sul da capital Madri. Calcula-se que mais da metade dos vinhedos espanhóis estão em Castilla-La Mancha

 

Castilla-La Mancha é o território de vinhos espanhóis “bons e baratos”. A região ocupa a parte sul da chamada meseta, um platô de 500 metros de altitude no centro da Espanha.O clima é árido e as temperaturas oscilam radicalmente entre o verão e o inverno. Para ajudar a preservar a umidade, as videira são plantadas bem próximas ao solo. Entre as cepas tintas, a Cencibel, o nome da Tempranillo local, é uma das principais, convivendo com Monastrell, Garnacha Tinta e Tintorera, Bobal, Cabernet Sauvignon e SyrahEntre as brancas, a estrela é a Airén.

 

Aqui não faltam vinícolas equipadas com tecnologia moderna para dar conta do alto volume de produção. Apesar de quantidade ser o motor de Castilla-La Mancha, duas denominações de origem têm se destacado, produzindo vinhos frutados e frescos, bastante agradáveis, tanto tintos como brancos. São elas: La Mancha, que, aliás, é a maior denominação de origem de toda a Espanha, e Valdepeñas.

Produtos da região de La Mancha