Penedès / ESPANHA
Espanha

Penedès / ESPANHA

Apresentação

É o berço e a mais importante região de produção de Cava – o espumante espanhol feito à semelhança do champagne 

Penedès, na Catalunha, vizinha à cidade de Barcelona, é terra de espumante. Aqui nasceu o Cava, graças à petulância de José Raventós, da Codorníu. Depois de uma viagem a Champagne, em 1872, resolveu replicar em sua cidade, Sant Sadurní d’Anoia, o método francês de elaboração de espumante utilizando as uvas locais: Macabeo (Viura), Parellada e Xarel-lo. Deu tão certo que o espumante espanhol tornou-se um dos mais consumidos no mundo. Durante muito tempo ele foi chamado de Champaña, mas os franceses, obviamente, não gostavam nada disso. Em 1970 houve um acordo e surgiu a classificação Cava.

A Denominação de Origem Cava pode ser utilizada por produtores de outras regiões, mas Penedès se destaca como o principal polo produtor do espumante espanhol. Esta faixa de território entre o mar e as montanhas é influenciada por um clima mediterrâneo e as vedetes são as uvas brancas, especialmente as típicas Xare-lo, Macabeo e Parellada. Já aparecem por aqui cepas internacionais, como Chardonnay, Riesling e Sauvignon Blanc.

Apesar do Cava ser soberano em Penedès, a região oferece também tintos e brancos autênticos, sendo os tintos elaborados a partir de Garnacha, Monastrell, Samsó, Ull de Llebre, além das celebradas Cabernet Sauvingnon, Merlot, Pinot Noir e Syrah

Produtos da região de Penedès