Alsacia / França
França

Alsacia / França

Apresentação

Situada na fronteira entre França e Alemanha, a Alsácia “faz vinho germânico à moda francesa”, segundo o Atlas Mundial do Vinho

 

A Alsácia compartilha com o país vizinho – a Alemanha – o clima, o solo e as variedades de uva, mas o estilo de seus brancos, especialmente, não nega o charme francês e isso é resultado da vinificação particular – que busca vinhos secos e mais encorpados que os exemplares alemães.

 

Os brancos elegantes e puros elaborados a partir da uva Riesling são o grande embaixador da Alsácia, mas a região também assina brancos maravilhosos a partir da aromática Gewürztraminer, cepa que remete a aromas de lichia, pétalas de rosa e cítricos – um luxo no nariz! Sylvaner, Muscat, Pinot Blanc, Pinot Gris (a Pinot Grigio da Itália) e Auxerroirs também povoam os vinhedos alsacianos. Já entre os tintos, a Pinot Noir é a uva de eleição, originando vinhos leves e repletos de fruta.

 

Uma especialidade da Alsácia é o espumante elaborado segundo a cartilha tradicional de Champagne – o Crémant d’Alsace. Também é possível encontrar deliciosos vinhos doces colheita tardia à base de Gewürztraminer.

 

A Alsácia tem outro chamariz: a coleção de vilas medievais que fazem qualquer visitante se sentir em outro momento da história. Riquewihr, além de linda, é também endereço de alguns dos melhores produtores da região.

Produtos da região de Alsacia