Cahors / França
França

Cahors / França

Apresentação

A especialidade de Cahors, no sudoeste da França, é a uva Malbec. Embora essa cepa tenha ganhado fama na Argentina, ela é francesa de nascimento. Portanto, quem quiser conhecer um Malbec original, tem que buscá-lo em Cahors

 

Os tintos de Cahors já davam o que falar na Idade Média. Sua personalidade atraente e profunda é mérito da uva Malbec, eventualmente mesclada à Merlot. Um esclarecimento: a Malbec em Cahors atende pelo nome de Cot.

Alguns fatos históricos explicam por que Cahors perdeu o posto de terra de tintos Malbec para a Argentina: primeiro, a praga filoxera foi bastante cruel por aqui, destruindo os vinhedos da região no final do século XIX; e segundo, em 1956, o rigorosíssimo inverno acabou com as poucas videiras que ainda restavam.

Recentemente, investidores entusiastas tomaram conta do cenário vitivinícola de Cahors, interessados em recuperar os tintos de Malbec em seu berço — os vinhedos plantados em terraços debruçados sobre o rio Lot. Os melhores vinhos da região podem ser comparados aos encorpados de Mendoza sem, no entanto, perder o charme tipicamente francês.

Produtos da região de Cahors