Méditerranée / França
França

Méditerranée / França

Apresentação

Esta é uma Indicação Geográfica Protegida (IGP) que ocupa o sudeste da França e tem se tornado popular por seus tintos e rosés modernos e fáceis de agradar

 

As opções de vinhos IGP Méditerrannée é variada, englobando, principalmente, tintos e rosés, mas há também uma porção de brancos. São vinhos saborosos e acessíveis, perfeitos para os momentos de descontração ou para acompanhar as refeições do dia a dia.

Neste canto sudeste da França, que ocupa uma vasta área entre a Provence e o Vale do Rhône, com forte influência do Mediterrâneo, o sol é abundante, em comparação com outras regiões francesas, o que se reflete no estilo mais maduro e redondo de seus vinhos. O calor, no entanto, é domado pelo vento Mistral e pela brisa marítima, o que ajuda na maturação equilibrada das uvas.

Não espere encontrar um padrão nos diversos vinhos que escoam daqui, pois a regulamentação para os IGP é bem mais flexível do que a que rege os AOC (appellation d’origine contrôlée), permitindo aos produtores recorrer a várias cepas e a rendimentos maiores no vinhedo. Na verdade, Indications Géographiques Protégées (IGP) Mediterranée é uma evolução dos Vins de Pays, como esses vinhos eram classificados até 2009.

Os vinhos são, em geral, resultado de uma mescla de cepas. Na cartela de uvas tintas disponíveis para os produtores há a Grenache, Syrah, Merlot, Cabernet Sauvignon, Cinsault, Carignan, Marselan e Caladoc. No elenco das brancas, aparecem a Roussanne, Marsanne, Viognier, Chardonnay, Muscat e Rolle.

Produtos da região de Méditerranée