Provence

Provence

Provence / França

Apresentação

Provence é, praticamente, sinônimo de vinho rosé – mas não de qualquer rosé, estamos falando dos melhores do mundo! Quase 90% da produção vitivinícola da região corresponde a rosados, mas também há ótimos brancos e tintos que merecem uma chance na sua taça! 

 

Com uma linda cor que oscila entre o salmão e o rosa clarinho, e aromas inebriantes, os maravilhosos rosés da Provence servem de modelo para os produtores de outras fronteiras que investem nesta categoria. Quem resolve elaborar vinho rosé, fatalmente, espelha-se nos exemplares dessa região à beira do Mediterrâneo.

 

Grenache, Cinsault, Mourvèdre e Syrah costumam ser as integrantes dos bons rosés provençais, normalmente originados na extensa denominação de Côtes de Provence. Outras denominações de origem de relevância da Provence são Coteaux Varois, Coteaux d’Aix-en-Provence, Les Baux de Provence,  Côtes Lubéron e Coteaux de Pierrevert.

 

Rosés à parte, a Provence também elabora brancos bastante interessantes a partir da uva Rolle (a Vermentino na Itália) e da Sémillon. São vinhos leves, de aromas delicados. Outra exceção neste mar de rosados é a pequena denominação Bandol, dedicada especialmente a tintos. São vinhos carnudos e picantes, produzidos majoritariamente com a uva Mourvèdre, que consegue amadurecer lindamente nestas terras ensolaradas, mesclada à Cinsault e Grenache.

Produtos da região de provence