Vale do Loire / França
França

Vale do Loire / França

Apresentação

O idílico vale do rio Loire é palco de castelos de conto de fadas e seus vinhos – tintos, brancos e espumantes – também são majestosos 

 

O rio Loire é o mais extenso de toda a França, com 1.013 quilômetros. Ele dá nome ao Vale do Loire – conhecido como Vale Real por conta dos monumentos renascentistas que ostenta –, correndo de leste para oeste por 450 quilômetros de Orleans até l’Anjou. Ao longo de seu curso, espalham-se diferentes subregiões vitivinícolas, cada uma com sua identidade própria e vinhos pra lá de especiais.

 

As mais aclamadas subregiões vitivinícolas do Vale do Loire são, sem dúvida, Sacerre e Pouilly-Fumé, no extremo leste e separadas apenas pelo rio. Ambas ganharam fama graças aos brancos cheios de nuances, elaborados a partir da Sauvignon  Blanc. Nesses dois territórios, a Sauvignon Blanc mostra o seu lado mais puro e sedutor. E a moda nessas bandas é harmonizar esse vinho branco com queijo de cabra. Sancerre também se destaca pelos bons Pinot Noir que produz.

No outro extremo, onde o rio Loire desemboca no Atlântico, os vinhedos ao redor da cidade de Nantes são dominados pela uva Melon da Borgonha. Trata-se de uma cepa neutra, capaz de exibir a influência marítima no vinho branco que origina – o Muscadet, que é seco e levemente salgado, combinando divinamente com frutos do mar. Um recurso utilizado na sua vinificação é maturar o vinho por alguns meses junto com as borras das leveduras (sur lie) e, assim, ele adquire uma complexidade interessante. O mais famoso Muscadet é o de Sèvre-et-Maine.

Já a zona central do Vale do Loire, que engloba Anjou-Saumur e Touraine, exibe uma boa variedade de estilos, sendo as grandes estrelas os brancos secos ou doces à base de Chenin Blanc e os tintos apetitosos de Cabernet Franc. E não se pode esquecer o espumante Crémant de Loire, elaborado segundo o método tradicional, de Champagne.

Produtos da região de Vale do Loire