Abruzzo / ITÁLIA
Itália

Abruzzo / ITÁLIA

Apresentação

Esta é, inconfundivelmente, a terra de dois populares vinhos italianos: o tinto Montepulciano d’Abruzzo e o branco Trebbino d’Abruzzo, que são ótimos e costumam ter bom preço.

 

Abruzzo fica a leste de Roma, na costa do Mar Adriático, e é conhecida pelas belas paisagens naturais.  Com sol abundante, clima seco e brisas marítimas, foi feita para abrigar vinhedos e sua aptidão para elaborar vinhos vem se aprimorando nos últimos anos, especialmente devido aos tintos de bom custo-benefício elaborados com a típica uva Montepulciano – em vários clones locais. Os melhores exemplares, cheios de aromas fruta vermelha e especiarias, são oriundos da vila de Teramo e arredores, que ganhou a DOCG Montepulciano d´Abruzzo Colline Teramane. Atenção, não confunda a uva Montepulciano com o famoso Vino Nobile de Montepulciano. Este é elaborado na Toscana com a variedade Sangiovese e, portanto, não tem nada a ver com o Montepulciano d’Abruzzo.

 

As opções de vinho branco são dominadas pelo leve e fresco Trebbiano d’Abruzzo, que costuma acompanhar os pratos de peixe locais. Vale ressaltar que muitos Trebbiano d’Abruzzo são elaborados com a variedade Bombino Bianco – a confusão se deve porque ainda não se esclareceu com estudos de DNA se a Trebbiano d’Abruzzo é a mesma uva que a Bombino Bianco. Outras uvas brancas exploradas em Abruzzo com bons resultados são Pecorino, Passerina e Chardonnay.

 

Produtos da região de Abruzzo