Sicilia / ITÁLIA
Itália

Sicilia / ITÁLIA

Apresentação

Esta fascinante ilha mediterrânea vem ressurgindo no mundo do vinho com exemplares de qualidade surpreendente, tanto brancos como tintos, que são inimitáveis.

 

Como outras regiões vitivinícolas do sul da Itália abençoadas pelo sol, durante muito tempo, a Sicília não passou de fornecedora de vinhos potentes para melhorar a produção de zonas do norte do país. A boa notícia é que, recentemente, bons produtores perceberam o potencial de qualidade de suas uvas nativas, como as brancas Catarratto, Inzolia, Grillo e Carricante, e as tintas Nero d’Avola e Nerello Mascalese, e de seu terroir muito particular. Alguns fatores são cruciais para a personalidade dos vinhos sicilianos: o clima quente e seco, o solo pobre, a geografia acidentada, a influência marítima e os ventos quentes que chegam da África.

Felizmente, a história tomou um novo rumo e até os vinhedos antigos nas encostas do Etna, em altitudes que alcançam os 1.000 metros, estão sendo recuperados – essa zona é chamada pelos críticos de “Terra Prometida” do vinho siciliano. A vedete nos solos vulcânicos é a Nerello Mascalese, uma grande promessa entre os tintos de todo o mundo!

A ilha de Pantelleria, que pertence à Sicília, é outro tesouro – famosa pelo sofisticado e doce Moscato di Pantelleria. Como está no meio do caminho em direção ao norte da África, recebe os ventos quentes que sopram desse continente. Já nas ilhas Eólicas, a Malvasia dá vida a vinhos doces aromáticos e delicados, sendo o Malvasia delle Lipari a estrela local, elaborado em quantidades minúsculas.

Produtos da região de Sicilia