Umbria / ITÁLIA
Itália

Umbria / ITÁLIA

Apresentação

Se a Toscana se esticasse um pouco mais para o sudeste, abrangeria a região da Umbria. Fica bem no centro da Itália, sem vista para o mar. Aqui, as estrelas são os tintos da DOCG Montefalco Sagratino e os brancos de Orvieto, mas há muito mais para se descobrir.

 

A Umbria não é muito conhecida entre nós, mas oferece tintos e brancos de identidade própria e bons achados. A variedade de uva Sagratino é a marca registrada entre os tintos. De pelo grossa, ela origina vinhos marcantes, muito frutados, ricos em taninos e com ótimo potencial de envelhecimento. Os bons exemplares elaborados na vila de Montefalco acabaram estimulando a criação da DOCG (Denominação de Origem Controlada e Garantida) Montefalco Sagratino, no início dos anos 1990. Outro polo de bons tintos é a comuna de Torgiano, na qual é elaborado o tinto Torgiano Rosso Riserva, classificado como DOCG e elaborado com as uvas Sangiovese e Canaiolo.

Já o endereço do branco mais famoso da Umbria é Orvieto, que figurou como uma importante cidade no tempo dos etruscos. Na Idade Média e Renascimento, o vinho branco doce elaborado ali era um dos mais famosos, apreciado por monarcas e Papas. Atualmente, reinam os vinhos brancos secos, elaborados com as uvas nativas Procanico (Trebbiano Toscano) e Grechetto e também com a Chardonnay.

Entre os grandes nomes da vitivinicultura local, Lugarotti é um dos alicerces, e a famosa família Antinori também se instalou na Umbria.

Produtos da região de Umbria