Setubal

Setubal

Setubal / PORTUGAL

Apresentação

Esta região é vizinha à Lisboa, fica do outro lado da Ponte 25 de Abril, e produz alguns dos tintos mais populares no Brasil, como o célebre Periquita, além de maravilhosos vinhos doces: Moscatel de Setúbal e Moscatel Roxo.

 

Pertinho de Lisboa, a bela Península de Setúbal produz tanto tintos e brancos de ótima relação qualidade-preço, como rótulos destacados na elite dos vinhos portugueses. Seus vinhedos estão plantados, principalmente, em planícies de solo arenoso, mas também em encostas de 100 a 500 metros de altitude em solo argilo-calcário. A uva Castelão domina a paisagem – é ela que compõe um dos tintos mais populares entre nós, o carnudo Periquita. Além da onipresente Castelão, a uva francesa Syrah também se deu muito bem neste terroir de clima mediterrânico. E há ainda Aragonez, Touriga Nacional, Cabernet Sauvignon, Trincadeira, Alicante Bouschet, Moscatel Roxo, entre outras uvas tintas. As mais comuns, entre as brancas, são Moscatel de Setúbal, Fernão Pires e Arinto.

A Península de Setúbal conta com duas DO – Denominação de Origem: Palmela e Setúbal. Palmela é a mais importante, totalizando 9.500 hectares de vinhedos, já Setúbal é o berço dos cultuados vinhos doces Moscatel de Setúbal e Moscatel Roxo. Este último ainda mais raro e reputado.

Produtos da região de setubal