URUGUAI

URUGUAI

Uruguai

Apresentação

Quem pensa em vinhos da uva Tannat, associa logo ao Uruguai e vice-versa. Faz sentido. Esse país é um celeiro fértil de tintos Tannat – um terço dos vinhedos são dedicados a essa variedade. Apesar de ser originária da região de Madiran, na França, no Uruguai ela se expressa de uma maneira singular, em vinhos estruturados, com taninos vivos, textura rugosa e fruta abundante. As condições locais — um relevo ondulado, com altitudes que não ultrapassam os 600 metros, clima temperado, fortemente influenciado pelo Atlântico e o Rio de la Plata, e solos argilo-calcários – configuram um “oásis” não apenas para a Tannat, mas também para Cabernet Sauvignon, Merlot, Cabernet Franc e Pinot Noir e as brancas Chardonnay, Sauvignon Blanc, Viognier, Geürztraminer, Riesling e até Albariño.

 

A graça dos vinhos uruguaios

Eles são, em geral, mais frescos e com menor teor alcoólico do que a média dos vinhos da América do Sul, além de envelhecerem bem, por isso, muita gente costuma dizer que os vinhos uruguaios se assemelham aos exemplares do Velho Mundo. Como se trata de um país emergente no cenário vitivinícola mundial, sua identidade ainda vem sendo moldada e com bons atrevimentos.

 

A grande referência são os tintos robustos de Tannat, mas também há um movimento em direção a Tannats mais dóceis e a vinhos autênticoselaborados com outras famosas cepas francesas. A cena vitivinícola do Uruguai é composta por pequenas bodegas, muitos delas familiares, que elaboram vinhos com zelo e paixão.

 

Principais regiões

A Região Sul, nos Departamentos de Montevidéu e Canelones, concentra 80% dos vinhedos do Uruguai e a maior parte das vinícolas. A Região Sudoeste abriga a mais antiga vinícola do país – Los Cerros de San Juan, que possui um vinhedo de Tannat considerado Patrimônio Histórico.

 

O que há de melhor para você garimpar

* Tintos Tannat, claro!

* Tintos de Cabernet Franc.

* Brancos Chardonnay e Albariño.

* Vinhos com caráter e boa relação qualidade-preço.

Regiões da Uruguai:

Produtos do país