Entrevista com Guilherme Mantovani da Riedel

Imagem post

Riedel é uma das renomadas produtoras de taças para vinho e artigos de cristal. Guilherme Mantovani, Regional Sales e Marketing Manager, concedeu uma entrevista exclusiva para a DiVinho, falando da tradição da Riedel, o diferencial de suas taças, decanters e como eles influenciam na degustação do vinho, confira:

A história da Riedel está intrinsecamente ligada à história do Vinho, fale um pouco dessa tradição.

A história da Riedel, nos últimos anos, está muito ligada à história do vinho e, principalmente, do vinho italiano.

Klaus Riedel inspirou-se nos rótulos italianos para desenvolver a taça que chamamos de formato de ovo, que fecha na parte de cima para manter os aromas do vinho protegidos e proporciona uma melhor experiência sensorial.

Antes da criação de taças para vinho, o foco da produção da Riedel era muito mais destinada a produtos decorativos, tendo como cliente pessoas da alta sociedade que tinham poder aquisitivo para consumir esse tipo de produto.

 

Riedel é considerado como o “Rei do Cristal” por sua maestria e perfeccionismo no manejo desse delicado material, como é o processo de produção?

Temos duas formas de produzir, a maneira tradicional, que é soprada a boca ou feita à mão, até hoje feita pela própria Riedel na fábrica que está localizada em Kufstein, na Áustria.

A outra forma de produção é de maneira industrial, que está localizada em duas fábricas na Alemanha.

São técnicas semelhantes, porém uma é feita totalmente à mão com a utilização de moldes tradicionais e a outra é realizada através de maquinários e moldes automatizados.

A grande diferença é na produção de decanters, onde uma máquina só consegue produzir um decanter de forma simétrica, por exemplo, enquanto que na fábrica artesanal podemos produzir formas orgânicas e muito mais flexíveis, impossíveis de produzir em maquinário.

As taças Riedel são consideradas como as melhores do mundo pelos críticos e entusiastas de vinho, por que o formato é tão importante?

O formato é importante porque ele leva a mensagem do vinho ao nosso paladar, aos nossos sensores.

Em cada vinho, cada bebida, não somente no vinho, mas em licores, cervejas, café e até mesmo água, a taça é instrumento que vai fazer com que a percepção do aroma e do sabor seja diferente.

Na bebida existem moléculas, por exemplo, na questão aromática, que funcionam em velocidade diferentes e o formato da taça faz com que essas moléculas se concentrem ou se expandam mais dependendo do fluxo de ar dentro da taça.

Na questão sensorial de sabor, o formato da taça faz com que a bebida entre em um local diferente na língua, fazendo com que certas papilas sejam utilizadas ao máximo, onde as características do vinho, por exemplo, a acidez, o amargor, tanino, a fruta, sejam intensificadas ou não tão acentuadas.

Produção feita à mão
Produção feita à mão

Ainda hoje, Riedel continua produzido produtos “feitos à mão”, mesclando técnicas clássicas de produção com as mais modernas tecnologias. Como é ainda hoje utilizar essas técnicas de produção em um mercado tão industrializado.

Produzimos produtos em Kufstein feitos à mão porque ainda há demanda. Enquanto o consumidor tiver interesse em pagar o alto preço de um produto feito na Áustria, onde o custo de mão de obra é mais elevado que na Ásia.

O processo produtivo é muito tradicional, talvez a nossa maior limitação seja conseguir a mão de obra, pois essa mão de obra é extremamente qualificada. São de quinze a dezoito anos de treinamento antes de o profissional ser um mestre do cristal.

As pessoas hoje buscam outro tipo de trabalho e a falta de profissionais nessa indústria tão tradicional faz com que existam cada vez menos marcas e produtores que consigam fazer isso da maneira tradicional.

Os decanters Riedel são verdadeiras obras de arte, principalmente o Mamba e o Curly, cada decanter é único, como são desenvolvidos?

Eles são desenhados pelo nosso CEO, Maximilian Riedel, que se inspira de diferentes formas. A inspiração do Mamba, por exemplo, é uma serpente.

O Curly foi desenvolvido na Austrália, quando um açougueiro que só vendia carne de porco de alta gama, tinha interesse em desenvolver um presente para os melhores clientes e veio até nós buscando algo único.

Foi assim que desenvolvemos o Curly, que tem a volta como se fosse o rabo de um porco. Por isso, normalmente ele vem na cor rosa, para ilustrar um pouco esse animal.

Os decanters são feitos à mão. A matéria-prima é manipulada como um balão, o profissional sopra aumentando a superfície e depois com o movimento são feitos os contornos e as voltas.

São apenas três pessoas que estão aptas a produzir os decanters. Por isso, o preço mais elevado, pois há uma limitação de produção e uma limitação humana.

Por ser produzido de forma manual cada decanter é único. Existe sempre uma pequena variação que só pode ser percebidas quando um decanter está ao lado do outro.

Maximilian Riedel
Maximilian Riedel

Decantar ou não decantar, qual a sua opinião nessa questão?

Decantamos todos os vinhos, sejam eles brancos, tintos ou espumantes. A maioria dos vinhos consumidos hoje são jovens e precisam de tempo para entrar em contato com o ar, oxigenar e se abrir.

Sempre sugerimos que todos os vinhos sejam decantados. Existem decanters melhores, ou mais indicados para alguns vinhos, como, por exemplo, vinhos de guarda ou espumantes.

E alguns decanters, como o Eve ou o Mamba, que são melhores para vinhos tintos jovens. Onde se tem uma maior circulação de ar e, portanto, uma maior rapidez no processo de decantação.

Decanters e Taças Riedel
Decanters e Taças Riedel

Como uma boa taça afeta a experiência de degustação de um bom vinho?

A taça é o elemento mais importante na experiência da pessoa com o vinho. É ela que vai trazer a mensagem do vinho.

Existe uma grande diferença em degustar um vinho especifico, de certa varietal, na taça adequada. A taça vai permite que o vinho esteja mais equilibrado, tanto na questão aromática, quando na boca.

Degustar um vinho de alta gama em uma taça inadequada, ou direto da garrafa, vai fazer com que a experiência sensorial seja limitada. Por isso, todo o nosso trabalho, o nosso desenvolvimento, está no estudo da perfeição sensorial da bebida, através da utilização dessa importante ferramenta.

 

Você encontra as melhores Taças e Decanters Riedel na DiVinho! Surpreenda-se com nossa variedade de vinhos e adquira os melhores rótulos pelo melhor preço

0 comentários
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *